Artigo Anais VI FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

A RELAÇÃO DOS JOVENS COM A LEITURA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PONTO BALE COM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Palavra-chaves: BALE, LEITURA, TICS; LITERATURA Comunicação Oral (CO) A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGICAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS
"2014-07-30 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 6247
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 717
    "titulo" => "A RELAÇÃO DOS JOVENS COM A LEITURA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PONTO BALE COM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Neste trabalho, analisa-se a relação de jovens (bolsistas, do ensino médio e de graduação) com a leitura, tendo como suporte o desenvolvimento das ações inovadoras, envolvendo as ferramentas da CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO NA EDUCACAO BASICA (CTI-EB), por meio do PONTO BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), tendo como estratégia cincos “Canteiros”: Formação, Encenação, Contação e Ficção, articulados ao desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita). O referencial teórico adotado no trabalho se ancora em dois trabalhos desenvolvidos na França, por Charlot (2000) que discute a relação dos jovens com o saber e por Petit (2006) que investiga a relação dos jovens com a leitura. Apoiamo-nos, ainda, em Villardi (1997) para discussão acerca do gosto e do prazer pela leitura, bem como em Raimundo (2009), Brito e Sampaio (2011) por ambos tratarem do papel das novas TICs para mediação da leitura. Os resultados alcançados demonstram que os jovens bolsistas atenderam no decorrer do Ponto BALE as metas previstas de prática de leitura e de escrita no desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura, aproximando-os das práticas leitoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGICAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "palavra_chave" => "BALE, LEITURA, TICS; LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_14_55_54_idinscrito_717_6664c4ebe2a7ca2f0d017119eb44420f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA MAGNA PESSOA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA SILVA"
    "autor_email" => "lookpessoa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 6247
    "edicao_id" => 20
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 717
    "titulo" => "A RELAÇÃO DOS JOVENS COM A LEITURA: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DO PONTO BALE COM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "resumo" => "Neste trabalho, analisa-se a relação de jovens (bolsistas, do ensino médio e de graduação) com a leitura, tendo como suporte o desenvolvimento das ações inovadoras, envolvendo as ferramentas da CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO NA EDUCACAO BASICA (CTI-EB), por meio do PONTO BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), tendo como estratégia cincos “Canteiros”: Formação, Encenação, Contação e Ficção, articulados ao desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita). O referencial teórico adotado no trabalho se ancora em dois trabalhos desenvolvidos na França, por Charlot (2000) que discute a relação dos jovens com o saber e por Petit (2006) que investiga a relação dos jovens com a leitura. Apoiamo-nos, ainda, em Villardi (1997) para discussão acerca do gosto e do prazer pela leitura, bem como em Raimundo (2009), Brito e Sampaio (2011) por ambos tratarem do papel das novas TICs para mediação da leitura. Os resultados alcançados demonstram que os jovens bolsistas atenderam no decorrer do Ponto BALE as metas previstas de prática de leitura e de escrita no desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura, aproximando-os das práticas leitoras."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS E A INSERÇÃO DAS NOVAS TECNOLOGICAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: RELATOS DE EXPERIÊNCIAS"
    "palavra_chave" => "BALE, LEITURA, TICS; LITERATURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_2datahora_25_05_2014_14_55_54_idinscrito_717_6664c4ebe2a7ca2f0d017119eb44420f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:52"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:46:20"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLÁUDIA MAGNA PESSOA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA SILVA"
    "autor_email" => "lookpessoa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UERN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais VI FIPED"
    "edicao_evento" => "VI Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2014"
    "edicao_logo" => "5e49aec952f7c_16022020180617.png"
    "edicao_capa" => "5f186e2e282dd_22072020134950.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-07-30 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 30 de julho de 2014

Resumo

Neste trabalho, analisa-se a relação de jovens (bolsistas, do ensino médio e de graduação) com a leitura, tendo como suporte o desenvolvimento das ações inovadoras, envolvendo as ferramentas da CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO NA EDUCACAO BASICA (CTI-EB), por meio do PONTO BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), tendo como estratégia cincos “Canteiros”: Formação, Encenação, Contação e Ficção, articulados ao desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita). O referencial teórico adotado no trabalho se ancora em dois trabalhos desenvolvidos na França, por Charlot (2000) que discute a relação dos jovens com o saber e por Petit (2006) que investiga a relação dos jovens com a leitura. Apoiamo-nos, ainda, em Villardi (1997) para discussão acerca do gosto e do prazer pela leitura, bem como em Raimundo (2009), Brito e Sampaio (2011) por ambos tratarem do papel das novas TICs para mediação da leitura. Os resultados alcançados demonstram que os jovens bolsistas atenderam no decorrer do Ponto BALE as metas previstas de prática de leitura e de escrita no desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura, aproximando-os das práticas leitoras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.