Neste trabalho, analisa-se a relação de jovens (bolsistas, do ensino médio e de graduação) com a leitura, tendo como suporte o desenvolvimento das ações inovadoras, envolvendo as ferramentas da CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVACAO NA EDUCACAO BASICA (CTI-EB), por meio do PONTO BALE (Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas), tendo como estratégia cincos “Canteiros”: Formação, Encenação, Contação e Ficção, articulados ao desenvolvimento de habilidades de leitura (oral/escrita) e produção textual (oral/escrita). O referencial teórico adotado no trabalho se ancora em dois trabalhos desenvolvidos na França, por Charlot (2000) que discute a relação dos jovens com o saber e por Petit (2006) que investiga a relação dos jovens com a leitura. Apoiamo-nos, ainda, em Villardi (1997) para discussão acerca do gosto e do prazer pela leitura, bem como em Raimundo (2009), Brito e Sampaio (2011) por ambos tratarem do papel das novas TICs para mediação da leitura. Os resultados alcançados demonstram que os jovens bolsistas atenderam no decorrer do Ponto BALE as metas previstas de prática de leitura e de escrita no desenvolvimento de atividades relacionadas à leitura, aproximando-os das práticas leitoras.