REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62405 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4546 "inscrito_id" => 7820 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM ESTUDO TEÓRICO TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS COMPONENTES CURRICULARES DO EIXO PEDAGÓGICO JUNTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA, NAS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO INTEGRANTE DA REGIÃO DO CARIRI, NO CEARÁ E UM APORTE TEÓRICO BASEADO EM DIFERENTES AUTORES. DIANTE DA OFERTA OPTOU-SE PELO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, DEVIDO SUA PROPOSTA DE ENSINO RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA E TER A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO. ASSIM, SERÃO DESVELADOS AS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DE DISCIPLINAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DISPOSTAS DENTRO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO GERAL. DESTE MODO, OBSERVOU-SE QUE A ORGANIZAÇÃO E DISPOSIÇÃO DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, SE FAZEM PRESENTES E DISTRIBUÍDAS AO LONGO DO CURSO. E AINDA QUE A POSTURA INTERDISCIPLINAR ENCONTRA-SE VOLTADA A COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO DE SABERES, UM ESFORÇO A MAIS REALIZADO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS, CONSIDERADAS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO E PERCEPÇÕES DOS FUTUROS DOCENTES. AO FINAL, CONCLUIU-SE QUE EXISTEM PROPÓSITOS NAS DISCIPLINAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PPC, MENCIONE DE FORMA CLARA E OBJETIVA A INTERLIGAÇÃO DOS CONTEÚDOS E SEUS ASPECTOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS EM CONSONÂNCIA COM O PERFIL DO EGRESSO E COM OS OBJETIVOS MENSURADOS. ENTRETANTO ESTAS SÃO PERCEPÇÕES PRELIMINARES E ESTE ESTUDO PODE SER AMPLIADO PARA QUE SE FORTALEÇAM AS DISCIPLINAS E ATIVIDADES PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7820_26092019191459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA OLIVEIRA DE MALTA" "autor_nome_curto" => "JULIANA OLIVEIRA DE MALTA" "autor_email" => "joliveiramalta@gmail.com" "autor_ies" => "IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62405 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4546 "inscrito_id" => 7820 "titulo" => "REFLEXÕES ACERCA DO PAPEL DAS DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM ESTUDO TEÓRICO TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DOS COMPONENTES CURRICULARES DO EIXO PEDAGÓGICO JUNTO AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO INICIAL DOS ESTUDANTES DE LICENCIATURA, NAS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS. PARA ISSO, FORAM UTILIZADOS O PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSO DE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE ENSINO INTEGRANTE DA REGIÃO DO CARIRI, NO CEARÁ E UM APORTE TEÓRICO BASEADO EM DIFERENTES AUTORES. DIANTE DA OFERTA OPTOU-SE PELO CURSO DE LICENCIATURA EM FÍSICA, DEVIDO SUA PROPOSTA DE ENSINO RELACIONAR TEORIA E PRÁTICA E TER A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UM INSTRUMENTO DE FORMAÇÃO. ASSIM, SERÃO DESVELADOS AS CATEGORIAS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO DIDÁTICA ATRAVÉS DE DISCIPLINAS QUE ANTECEDEM O ESTÁGIO SUPERVISIONADO, DISPOSTAS DENTRO DO NÚCLEO PEDAGÓGICO GERAL. DESTE MODO, OBSERVOU-SE QUE A ORGANIZAÇÃO E DISPOSIÇÃO DE DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, SE FAZEM PRESENTES E DISTRIBUÍDAS AO LONGO DO CURSO. E AINDA QUE A POSTURA INTERDISCIPLINAR ENCONTRA-SE VOLTADA A COMPREENSÃO E UTILIZAÇÃO DE SABERES, UM ESFORÇO A MAIS REALIZADO ATRAVÉS DE ATIVIDADES PRÁTICAS, CONSIDERADAS IMPORTANTES PARA O DESENVOLVIMENTO E PERCEPÇÕES DOS FUTUROS DOCENTES. AO FINAL, CONCLUIU-SE QUE EXISTEM PROPÓSITOS NAS DISCIPLINAS PARA A FORMAÇÃO DOCENTE, NO ENTANTO, FAZ-SE NECESSÁRIO QUE O PPC, MENCIONE DE FORMA CLARA E OBJETIVA A INTERLIGAÇÃO DOS CONTEÚDOS E SEUS ASPECTOS ATITUDINAIS E PROCEDIMENTAIS EM CONSONÂNCIA COM O PERFIL DO EGRESSO E COM OS OBJETIVOS MENSURADOS. ENTRETANTO ESTAS SÃO PERCEPÇÕES PRELIMINARES E ESTE ESTUDO PODE SER AMPLIADO PARA QUE SE FORTALEÇAM AS DISCIPLINAS E ATIVIDADES PARA A MELHORIA DA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => "DISCIPLINAS PEDAGÓGICAS, ESTÁGIO SUPERVISIONADO, FORMAÇÃO INICIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA1_ID7820_26092019191459.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIANA OLIVEIRA DE MALTA" "autor_nome_curto" => "JULIANA OLIVEIRA DE MALTA" "autor_email" => "joliveiramalta@gmail.com" "autor_ies" => "IFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }