O PRESENTE TRABALHO ANALISOU O PERFIL EMPÁTICO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, TEVE COMO OBJETIVO CONHECER A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, DESSE MODO, BUSCAMOS REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA, ASSIM COMO, A INFLUÊNCIA DA EMPATIA NESSA FORMAÇÃO. A COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM TEÓRICA ANCORADA EM ROLANDO TORO, ELISA GONSALVES, PAULO FREIRE, CARÍCIO, ENTRE OUTROS, O TRABALHO DE CAMPO FOI REALIZADO MEDIANTE A APLICAÇÃO DE UM INVENTARIO FECHADO, A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI QUANTITATIVA E BIBLIOGRAFICA, INICIALMENTE FOI APLICADO O INVENTARIO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL GONSALVES PARA CINQUENTA EDUCANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, SENDO VINTE E CINCO ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA E VINTE E CINCO CONCLUINTES DO MESMO CURSO, POSTERIORMENTE OS DADOS FORAM TRABALHADOS ATRAVÉS DE UMA ANALISE QUALITATIVA, NO SEGUNDO MOMENTO FOI UTILIZADA A METODOLOGIA BIBLIOGRÁFICA PARA LAPIDAR AS INFORMAÇÕES ILUMINADAS NA PRIMEIRA ETAPA. OS RESULTADOS PRODUZIDOS DEMOSTRARAM A NECESSIDADE DE INVESTIR NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, POIS APRESENTOU UMA DIFICULDADE MAIOR DOS ESTUDANTES DO ÚLTIMO PERÍODO EM ACESSAR A EMOÇÃO EMPATIA EM DETERMINADAS SITUAÇÕES COM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO. PRODUZINDO DADOS QUE PERMITIRAM A CRIAÇÃO DE UM QUADRO QUE OBJETIVA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EMPÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR.