ANÁLISE DO PERFIL EMPÁTICO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: UMA PROPOSTA DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 59052 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1120 "inscrito_id" => 9488 "titulo" => "ANÁLISE DO PERFIL EMPÁTICO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: UMA PROPOSTA DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ANALISOU O PERFIL EMPÁTICO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, TEVE COMO OBJETIVO CONHECER A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, DESSE MODO, BUSCAMOS REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA, ASSIM COMO, A INFLUÊNCIA DA EMPATIA NESSA FORMAÇÃO. A COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM TEÓRICA ANCORADA EM ROLANDO TORO, ELISA GONSALVES, PAULO FREIRE, CARÍCIO, ENTRE OUTROS, O TRABALHO DE CAMPO FOI REALIZADO MEDIANTE A APLICAÇÃO DE UM INVENTARIO FECHADO, A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI QUANTITATIVA E BIBLIOGRAFICA, INICIALMENTE FOI APLICADO O INVENTARIO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL GONSALVES PARA CINQUENTA EDUCANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, SENDO VINTE E CINCO ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA E VINTE E CINCO CONCLUINTES DO MESMO CURSO, POSTERIORMENTE OS DADOS FORAM TRABALHADOS ATRAVÉS DE UMA ANALISE QUALITATIVA, NO SEGUNDO MOMENTO FOI UTILIZADA A METODOLOGIA BIBLIOGRÁFICA PARA LAPIDAR AS INFORMAÇÕES ILUMINADAS NA PRIMEIRA ETAPA. OS RESULTADOS PRODUZIDOS DEMOSTRARAM A NECESSIDADE DE INVESTIR NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, POIS APRESENTOU UMA DIFICULDADE MAIOR DOS ESTUDANTES DO ÚLTIMO PERÍODO EM ACESSAR A EMOÇÃO EMPATIA EM DETERMINADAS SITUAÇÕES COM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO. PRODUZINDO DADOS QUE PERMITIRAM A CRIAÇÃO DE UM QUADRO QUE OBJETIVA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EMPÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, EMPATIA, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID9488_10082019125407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO TARGINO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardismojp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 59052 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1120 "inscrito_id" => 9488 "titulo" => "ANÁLISE DO PERFIL EMPÁTICO DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA: UMA PROPOSTA DE COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS PARA O CURSO DE FORMAÇÃO EM PEDAGOGIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ANALISOU O PERFIL EMPÁTICO DOS ESTUDANTES DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, CAMPUS I, TEVE COMO OBJETIVO CONHECER A IMPORTÂNCIA DA EMPATIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES DE PEDAGOGIA, DESSE MODO, BUSCAMOS REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO ESTUDANTE DE PEDAGOGIA, ASSIM COMO, A INFLUÊNCIA DA EMPATIA NESSA FORMAÇÃO. A COMPREENSÃO DO OBJETO DE ESTUDO FOI REALIZADA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM TEÓRICA ANCORADA EM ROLANDO TORO, ELISA GONSALVES, PAULO FREIRE, CARÍCIO, ENTRE OUTROS, O TRABALHO DE CAMPO FOI REALIZADO MEDIANTE A APLICAÇÃO DE UM INVENTARIO FECHADO, A METODOLOGIA DE PESQUISA FOI QUANTITATIVA E BIBLIOGRAFICA, INICIALMENTE FOI APLICADO O INVENTARIO DE EDUCAÇÃO EMOCIONAL GONSALVES PARA CINQUENTA EDUCANDOS DO CURSO DE PEDAGOGIA, SENDO VINTE E CINCO ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO DO CURSO DE PEDAGOGIA E VINTE E CINCO CONCLUINTES DO MESMO CURSO, POSTERIORMENTE OS DADOS FORAM TRABALHADOS ATRAVÉS DE UMA ANALISE QUALITATIVA, NO SEGUNDO MOMENTO FOI UTILIZADA A METODOLOGIA BIBLIOGRÁFICA PARA LAPIDAR AS INFORMAÇÕES ILUMINADAS NA PRIMEIRA ETAPA. OS RESULTADOS PRODUZIDOS DEMOSTRARAM A NECESSIDADE DE INVESTIR NA EDUCAÇÃO EMOCIONAL NA FORMAÇÃO DO PEDAGOGO, POIS APRESENTOU UMA DIFICULDADE MAIOR DOS ESTUDANTES DO ÚLTIMO PERÍODO EM ACESSAR A EMOÇÃO EMPATIA EM DETERMINADAS SITUAÇÕES COM RELAÇÃO AOS ESTUDANTES DO PRIMEIRO PERÍODO. PRODUZINDO DADOS QUE PERMITIRAM A CRIAÇÃO DE UM QUADRO QUE OBJETIVA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES EMPÁTICAS NECESSÁRIAS PARA A FORMAÇÃO DE UM PROFESSOR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, EMPATIA, PEDAGOGIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA18_ID9488_10082019125407.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICARDO TARGINO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "RICARDO" "autor_email" => "ricardismojp@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }