QUANDO A VIOLÊNCIA VIRA ENTRETENIMENTO: UMA ANÁLISE DA CRESCENTE INSENSIBILIDADE SOCIAL SOB A ÓTICA DE JOGOS VORAZES.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62340 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3291 "inscrito_id" => 8290 "titulo" => "QUANDO A VIOLÊNCIA VIRA ENTRETENIMENTO: UMA ANÁLISE DA CRESCENTE INSENSIBILIDADE SOCIAL SOB A ÓTICA DE JOGOS VORAZES." "resumo" => "O ALTO NÍVEL DE VIOLÊNCIA TEM AFETADO RELAÇÕES E FORMAS DE COMUNICAÇÃO HUMANAS, ATINGINDO O AMBIENTE ESCOLAR E FORMATIVO. ELA TEM SIDO REPRESENTADA NAS MAIS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, PARTICULARMENTE, O CINEMA. EM VISTA DISSO, PROCUROU-SE SABER COMO FUTUROS PEDAGOGOS CONCEBEM A VIOLÊNCIA A PARTIR DE UMA OBRA CINEMATOGRÁFICA. A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO, A PARTIR DA EXIBIÇÃO DO FILME JOGOS VORAZES, REFLETIR SOBRE QUESTÕES COMO A INSENSIBILIDADE SOCIAL, A REAÇÃO DE EDUCADORES FRENTE A CENAS QUE TRATAM O SOFRIMENTO DO OUTRO COMO ENTRETENIMENTO E SUA VISÃO SOBRE A VIOLÊNCIA. PARA TANTO A METODOLOGIA FOI PAUTADA EM SAMPIRRE E BARDIN. PRIMEIRAMENTE FORAM REALIZADOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS PELOS PESQUISADORES. EM SEGUIDA FOI EXIBIDO O FILME PARA UMA TURMA DO 5O PERÍODO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), SENDO APLICADO AO FINAL UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR VINTE E DUAS PESSOAS. OS DADOS INDICARAM QUE A MAIOR PARTE CONCEITUA A VIOLÊNCIA APENAS COMO: FÍSICA, VERBAL E PSICOLÓGICA. AO RELACIONAR A VIOLÊNCIA E O FILME VIU-SE QUE AS CENAS QUE MAIS CHAMAM A ATENÇÃO SÃO AS DE VIOLÊNCIA FÍSICA, PORÉM QUANDO QUESTIONADO SE EXISTEM ELEMENTOS LIGADOS A REALIDADE, A GRANDE MAIORIA ELENCOU AS CENAS DE VIOLÊNCIA ESTRUTURAL. PORTANTO, OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O PUBLICO PESQUISADO ESTÁ MAIS PROPENSO À SENSIBILIDADE QUANDO SE TRATA DE VIOLÊNCIA FÍSICA EM DESPEITO DE OUTROS TIPOS, ALÉM DISSO, APESAR DE SER CITADA COMO ELEMENTO VISTO NA REALIDADE, A VIOLÊNCIA ESTRUTURAL NÃO É LEMBRADA QUANDO SE TRATA DE CONCEITUAÇÃO OU INCOMODO PESSOAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INSENSIBILIDADE SOCIAL, ENTRETENIMENTO, VIOLÊNCIA, JOGOS VORAZES, JOGOS VORAZES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID8290_17092019155422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA CRISTINA DE OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "TALITA SOUZA" "autor_email" => "talitasouza321@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62340 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 3291 "inscrito_id" => 8290 "titulo" => "QUANDO A VIOLÊNCIA VIRA ENTRETENIMENTO: UMA ANÁLISE DA CRESCENTE INSENSIBILIDADE SOCIAL SOB A ÓTICA DE JOGOS VORAZES." "resumo" => "O ALTO NÍVEL DE VIOLÊNCIA TEM AFETADO RELAÇÕES E FORMAS DE COMUNICAÇÃO HUMANAS, ATINGINDO O AMBIENTE ESCOLAR E FORMATIVO. ELA TEM SIDO REPRESENTADA NAS MAIS DIVERSAS FORMAS DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA, PARTICULARMENTE, O CINEMA. EM VISTA DISSO, PROCUROU-SE SABER COMO FUTUROS PEDAGOGOS CONCEBEM A VIOLÊNCIA A PARTIR DE UMA OBRA CINEMATOGRÁFICA. A PESQUISA TEVE POR OBJETIVO, A PARTIR DA EXIBIÇÃO DO FILME JOGOS VORAZES, REFLETIR SOBRE QUESTÕES COMO A INSENSIBILIDADE SOCIAL, A REAÇÃO DE EDUCADORES FRENTE A CENAS QUE TRATAM O SOFRIMENTO DO OUTRO COMO ENTRETENIMENTO E SUA VISÃO SOBRE A VIOLÊNCIA. PARA TANTO A METODOLOGIA FOI PAUTADA EM SAMPIRRE E BARDIN. PRIMEIRAMENTE FORAM REALIZADOS ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS PELOS PESQUISADORES. EM SEGUIDA FOI EXIBIDO O FILME PARA UMA TURMA DO 5O PERÍODO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN), SENDO APLICADO AO FINAL UM QUESTIONÁRIO RESPONDIDO POR VINTE E DUAS PESSOAS. OS DADOS INDICARAM QUE A MAIOR PARTE CONCEITUA A VIOLÊNCIA APENAS COMO: FÍSICA, VERBAL E PSICOLÓGICA. AO RELACIONAR A VIOLÊNCIA E O FILME VIU-SE QUE AS CENAS QUE MAIS CHAMAM A ATENÇÃO SÃO AS DE VIOLÊNCIA FÍSICA, PORÉM QUANDO QUESTIONADO SE EXISTEM ELEMENTOS LIGADOS A REALIDADE, A GRANDE MAIORIA ELENCOU AS CENAS DE VIOLÊNCIA ESTRUTURAL. PORTANTO, OS RESULTADOS MOSTRAM QUE O PUBLICO PESQUISADO ESTÁ MAIS PROPENSO À SENSIBILIDADE QUANDO SE TRATA DE VIOLÊNCIA FÍSICA EM DESPEITO DE OUTROS TIPOS, ALÉM DISSO, APESAR DE SER CITADA COMO ELEMENTO VISTO NA REALIDADE, A VIOLÊNCIA ESTRUTURAL NÃO É LEMBRADA QUANDO SE TRATA DE CONCEITUAÇÃO OU INCOMODO PESSOAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INSENSIBILIDADE SOCIAL, ENTRETENIMENTO, VIOLÊNCIA, JOGOS VORAZES, JOGOS VORAZES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID8290_17092019155422.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:45" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALITA CRISTINA DE OLIVEIRA SOUZA" "autor_nome_curto" => "TALITA SOUZA" "autor_email" => "talitasouza321@gmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }