A ESCOLA TEM UM PAPEL DE IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO, SENDO ESSE, BUSCAR MANEIRAS DE SOCIALIZAR O CONHECIMENTO. COM ESSE INTUITO, SABEMOS O QUÃO IMPORTANTE SE TORNA A BUSCA POR UM BOM PLANEJAMENTO, NA QUAL A ESCOLA VISE ESPELHAR-SE NAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO PARA VIABILIZAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EQUIDADE AOS SEUS ALUNOS. O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO É DA MELHOR FORMA O PLANEJAMENTO ESSENCIAL PARA EXECUTAR-SE COM ÊXITO AS DIVERSAS FUNÇÕES A QUAL SÃO INCUMBIDAS A ESCOLA. O PRESENTE ESTUDO BUSCAR INVESTIGAR A PARTIR DA ANÁLISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA MUNICIPAL DE 1° GRAU PROFESSORA LUZIA BONIFÁCIO DE SOUZA, SITUADA NA CIDADE DE MACAU/RN, SE A MESMA BUSCA POR MEIO DO SEU PLANEJAMENTO SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES DAS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO NACIONAL PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS NO QUE DIZ RESPEITO UMA EDUCAÇÃO IGUALITÁRIA PARA TODOS. PARA SUA ELABORAÇÃO, FOI REALIZADO UM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE AS LEIS DE DIRETRIZES E BASES DA EDUCAÇÃO (BRASIL,1996), OS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (BRASIL,1997), E UM LEVANTAMENTO PRELIMINAR DE ALGUNS TRABALHOS COM TEMÁTICA SEMELHANTE, E DE AUTORES RENOMADOS NA ÁREA DO CONHECIMENTO COMO VEIGA (1998), DE MODO A FUNDAMENTAR AS ETAPAS DE ESTUDO DA PESQUISA. COMO RESULTADO, FOI POSSÍVEL CONHECER O PROJETO DA ESCOLA E SUA PROPOSTA PEDAGÓGICA PARA COM A EDUCAÇÃO.