OS MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATEGIA PARA FACILITAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61894 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 7906 "titulo" => "OS MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATEGIA PARA FACILITAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM E FERRAMENTA AVALIATIVA EMPREGADOS NO PROCESSO EDUCATIVO DO APRENDIZ, CONSIDERANDO TAMBÉM ALGUNS ASPECTOS PERTINENTES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL EM QUE O MESMO AFIRMA QUE PARA APRENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA, O NOVO CONTEÚDO DEVE SE RELACIONAR COM O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO. O REFERENCIAL TEÓRICO REFERENTE À TEMÁTICA PROPORCIONOU ANTES DE TUDO CONTEMPLAR TANTO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUANTO À UTILIDADE DOS MAPAS CONCEITUAIS SOBRE DIFERENTES PERSPECTIVAS: DAQUELE QUE ENSINA E DAQUELE QUE APRENDE. OS MAPAS DE CONCEITOS SÃO ORGANIZADORES GRÁFICOS QUE PERMITEM REPRESENTAR O CONHECIMENTO E PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ONDE PODEM SER UTILIZADOS COMO ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM PELA ASCENSÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS QUE PROVOQUEM A REFLEXÃO, A BUSCA DE COMPREENSÃO E O PROCESSO PROFUNDO DA INFORMAÇÃO. EM RELAÇÃO À METODOLOGIA FOI BASEADA EM LEITURAS DE ARTIGOS E ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS ONDE UTILIZAM CONSIDERAÇÕES PERTINENTES NA EDUCAÇÃO. PORTANTO DEPOIS SÃO APRESENTADOS OS RESULTADOS DE UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO QUE BUSCAVA ANALISAR E COMPREENDER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS USADAS PELOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM SALA DE AULA. NO ENTANTO A MAIORIA DOS TRABALHOS FEITOS RETRATA OS MAPAS CONCEITUAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, OU SEJA, TEM POTENCIALIDADE DE MELHORAR O ENSINO, TANTO PARA OS PROFESSORES QUANTOS PARA OS ALUNOS. CONTUDO, CONSIDERAMOS QUE ESSA PESQUISA MOSTRA UMA IDEIA APROXIMADA DE QUANTO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO CONTIDOS NO MEIO EDUCACIONAL E NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MAPA CONCEITUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID7906_02072019151341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON PATRIK DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILSON PATRIK" "autor_email" => "gilsonpatriksjp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61894 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 447 "inscrito_id" => 7906 "titulo" => "OS MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATEGIA PARA FACILITAR NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SIGINIFICATIVA" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO TEM POR OBJETIVO APRESENTAR UMA REFLEXÃO SOBRE O USO DOS MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM E FERRAMENTA AVALIATIVA EMPREGADOS NO PROCESSO EDUCATIVO DO APRENDIZ, CONSIDERANDO TAMBÉM ALGUNS ASPECTOS PERTINENTES DA TEORIA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE DAVID AUSUBEL EM QUE O MESMO AFIRMA QUE PARA APRENDER DE FORMA SIGNIFICATIVA, O NOVO CONTEÚDO DEVE SE RELACIONAR COM O CONHECIMENTO PRÉVIO DO ALUNO. O REFERENCIAL TEÓRICO REFERENTE À TEMÁTICA PROPORCIONOU ANTES DE TUDO CONTEMPLAR TANTO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA QUANTO À UTILIDADE DOS MAPAS CONCEITUAIS SOBRE DIFERENTES PERSPECTIVAS: DAQUELE QUE ENSINA E DAQUELE QUE APRENDE. OS MAPAS DE CONCEITOS SÃO ORGANIZADORES GRÁFICOS QUE PERMITEM REPRESENTAR O CONHECIMENTO E PROMOVER A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, ONDE PODEM SER UTILIZADOS COMO ESTRATÉGIAS PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM PELA ASCENSÃO DE EXPERIÊNCIAS EDUCATIVAS QUE PROVOQUEM A REFLEXÃO, A BUSCA DE COMPREENSÃO E O PROCESSO PROFUNDO DA INFORMAÇÃO. EM RELAÇÃO À METODOLOGIA FOI BASEADA EM LEITURAS DE ARTIGOS E ESTUDOS BIBLIOGRÁFICOS ONDE UTILIZAM CONSIDERAÇÕES PERTINENTES NA EDUCAÇÃO. PORTANTO DEPOIS SÃO APRESENTADOS OS RESULTADOS DE UM QUESTIONÁRIO QUALITATIVO QUE BUSCAVA ANALISAR E COMPREENDER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS USADAS PELOS PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO EM SALA DE AULA. NO ENTANTO A MAIORIA DOS TRABALHOS FEITOS RETRATA OS MAPAS CONCEITUAIS COMO SUPORTE PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, OU SEJA, TEM POTENCIALIDADE DE MELHORAR O ENSINO, TANTO PARA OS PROFESSORES QUANTOS PARA OS ALUNOS. CONTUDO, CONSIDERAMOS QUE ESSA PESQUISA MOSTRA UMA IDEIA APROXIMADA DE QUANTO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E OS MAPAS CONCEITUAIS SÃO CONTIDOS NO MEIO EDUCACIONAL E NO APRENDIZADO DOS ESTUDANTES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, MAPA CONCEITUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID7906_02072019151341.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILSON PATRIK DE SOUSA SILVA" "autor_nome_curto" => "GILSON PATRIK" "autor_email" => "gilsonpatriksjp@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO - IFMA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }