O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO ABORDAR A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA PARA A FORMAÇÃO DOS UNIVERSITÁRIOS DAS LICENCIATURAS E COMO ELE PODE SER UM ALIADO IMPORTANTE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM NAS ESCOLAS. NESTE SENTIDO, PARTIREMOS DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DO SUBPROJETO DE HISTÓRIA, NO QUAL É VOLTADO PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA, TENDO EM VISTA ISSO MINISTRAMOS UMA OFICINA “ESTÉTICA NEGRA: UMA HISTÓRIA DE RESISTÊNCIA” PARA OS ALUNOS DOS 3º ANOS DA ESCOLA DE ENSINO EM TEMPO INTEGRAL MONSENHOR JOSÉ GERARDO FERREIRA GOMES. APROVEITAMOS A DATA QUE CELEBRA O “DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA” PARA PROPOR DISCUSSÕES SOBRE A IMPORTÂNCIA DA ESTÉTICA – DOS ADEREÇOS, DA VESTIMENTA – COMO UMA FORMA DE RESISTÊNCIA POR PARTE DA COMUNIDADE NEGRA NO BRASIL. DESSA FORMA, OBSERVAMOS EM RELAÇÃO AOS ALUNOS UMA ESTÉTICA NEGRA MUITO EMPODERADA, DEMOSTRANDO, ASSIM, UMA FORMA DE RESISTÊNCIA E DE REAFIRMAÇÃO DE SEUS TRAÇOS, MESMO QUE TALVEZ DE FORMA INCONSCIENTE QUANTO A DIMENSÃO POLÍTICA DESTE ATO. PERCEBEMOS AINDA A IMPORTÂNCIA DESSAS DISCUSSÕES PROPOSTAS ATRAVÉS DE INICIATIVAS DOS BOLSISTAS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, UMA VEZ QUE REAFIRMA A IMPORTÂNCIA DE UMA EDUCAÇÃO SOCIAL, POLÍTICA E CULTURAL DOS ALUNOS, TORNANDO-OS PESSOAS CRÍTICAS E QUE DEBATEM A SOCIEDADE A QUAL ELES ESTÃO INSERIDOS