O SEGUINTE ARTIGO APRESENTA O DESENVOLVIMENTO E OS RESULTADOS PARCIAIS DE UM TRABALHO QUE ATENTA PARA OBJETOS PRESENTES NO COTIDIANO DE JOVENS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NO INTUITO DE PROMOVER O INTERESSE PELA APRENDIZAGEM EM FÍSICA, O QUE CONDIZ COM UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, PROPÕE-SE UM INCENTIVO A ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO, ENGAJADOS NOS VARIADOS TIPOS DE JOGOS, PARA QUE CONSTRUAM AS REGRAS E OS OBJETOS DE UM JOGO DE FÍSICA, BEM COMO OS DEMAIS ELEMENTOS CARACTERÍSTICOS DE UM JOGO. DESSA MANEIRA, TAL INSTRUMENTO SERVIRÁ PARA A UTILIZAÇÃO DOS ESTUDANTES, OS QUAIS TANTO PODERIAM JOGAR ENTRE SI, MESMO SEM O ACOMPANHAMENTO DOCENTE, COMO TAMBÉM PERMITIRIA QUE UM PROFESSOR, OU PROFESSORA, DE FÍSICA, O UTILIZASSEM EM SEU PLANO DE ENSINO. ACREDITAMOS QUE, DIANTE DOS RESULTADOS OBSERVADOS ATÉ ENTÃO, O JOGO SERVE COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO PARA O DOCENTE, ANTES E DURANTE SUA APLICAÇÃO. DA MESMA FORMA, UMA VEZ QUE O JOGO JÁ TENHA SIDO CONSTRUÍDO, OS ESTUDANTES PODEM DISPUTAR PARTIDAS COM UM SÓ TEMA, VÁRIOS, OU ATÉ DE FORMAS MULTI E INTERDISCIPLINAR. A CRIAÇÃO DO JOGO, EM SI, PROPORCIONA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES E ESTRATÉGIAS AUTOAVALIATIVAS, PERMITINDO QUE OS ESTUDANTES POSSAM JOGAR, EM QUALQUER AMBIENTE, MESMO SEM O ACOMPANHAMENTO DOCENTE.