O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM ANALISAR AS AÇÕES FORMATIVAS REALIZADO NOS ANOS INICIAIS. O REFERIDO ESTUDO ENVOLVE DOCENTES DA ESCOLA BÁSICA, FORMADORES E LICENCIANDOS. OS PARTICIPANTES DA PESQUISA FORAM LICENCIANDAS, UM PROFESSOR DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELÉM, UMA TURMA DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA NAS AÇÕES FORMATIVAS NO CONTEXTO DO PROJETO “ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS E DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA” NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E CIENTÍFICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ QUE CONSTITUI UM DOS TRÊS EIXOS DO PROJETO “ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E DOCÊNCIA NA AMAZÔNIA”. A PESQUISA OCORREU EM TRÊS MOMENTOS: PRIMEIRO OS ESTUDOS COLETIVOS QUE OCORRIAM NA UNIVERSIDADE OU EM UMA DAS ESCOLAS DO GRUPO QUE ESTAVA VINCULADO AO PROJETO. O SEGUNDO MOMENTO FOI O PLANEJAMENTO DAS AULAS, CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS, MEDIAÇÃO DE LEITURA. O TERCEIRO MOMENTO ATIVIDADES EM SALA DE AULA. OS AUTORES QUE NORTEARAM ESSA PESQUISA FORAM: ALARCÃO (2001) AO AFIRMAR QUE PROFESSOR NUNCA DEVE PARAR DE ESTUDAR; LEMLE (1995) QUE ABORDA A IMPORTÂNCIA DO PROFESSOR PREPARADO; BAKHTIN (2003) TRAZENDO O DISCURSO; SOARES (2018) AFIRMA QUE O DOCENTE PRECISA SABER DIFERENTES MÉTODOS. OS RESULTADOS INICIAIS DA INVESTIGAÇÃO MOSTRAM QUE AS DISCUSSÕES E TRABALHOS DESENVOLVIDOS NOS ESTUDOS COLETIVOS POSSUEM INTERFACES COM AS AÇÕES REALIZADAS COM OS ALUNOS DOS ANOS INICIAIS. ALÉM DISSO, OS LICENCIANDOS QUE ACOMPANHAM AS TURMAS, JÁ ANTECIPAM AS AÇÕES EM FUNÇÃO DAS DISCUSSÕES NOS PLANEJAMENTOS, ACOMPANHAMENTO NO CONTEXTO ESCOLAR. OS ALUNOS MELHORAM SUAS ESCRITAS E LEITURAS COM ESTE ASSESSORAMENTO, POIS OS LICENCIANDOS PROCURAM ARTICULAR COM OS DOCENTES AS ATIVIDADES.