O PRESENTE TRABALHO É RESULTADO DE UM PROJETO INTERVENTIVO APLICADO NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES PROMOVIDO PELO EDITAL RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA (CAPES N° 06/2018), EM UMA TURMA DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA). TAL PROJETO INTERVENTIVO SE DEU A PARTIR DE OBSERVAÇÕES E NOTAS DE CAMPOS REALIZADAS POR ESTUDANTES-PESQUISADORAS NO CONTEXTO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A PARTIR DE DISCUSSÕES EM SALA DE AULA NO INSTITUTO FEDERAL DE BRASÍLIA (IFB). O OBJETIVO DESTE PROJETO, PORTANTO, É APRESENTAR REFLEXÕES REALIZADAS DENTRO DO CAMPO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E RESSIGNIFICAR O USO DO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO ESTUDO DIRIGIDO, BUSCANDO UTILIZÁ-LO PARA PROMOVER A APRENDIZAGEM. ALÉM DISSO, ESPERA-SE, ATRAVÉS DESTE TRABALHO, EMPREGAR O INSTRUMENTO AVALIATIVO COMO AUXILIADOR DE PESQUISAS AUTÔNOMAS RELACIONADAS AOS CONTEÚDOS VISTOS PREVIAMENTE EM SALA DE AULA. PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS ACIMA APRESENTADOS, CONCORDANDO COM O QUE AS DIRETRIZES DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL (DISTRITO FEDERAL, 2014) DESTACAM, AS ESTUDANTES-PESQUISADORAS FIZERAM USO DA AVALIAÇÃO FORMATIVA PROCURANDO UTILIZAR O ESTUDO DIRIGIDO DE FORMA A ENCORAJAR OS EDUCANDOS A UTILIZAREM CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS FORA DA SALA DE AULA PARA AUXILIÁ-LOS NOS CONTEÚDOS APRESENTADOS NAS AULAS. A TURMA ESCOLHIDA PARA A APLICAÇÃO DESTE PROJETO ESTAVA INSERIDA NO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO DA EJA, COM AULAS NO PERÍODO NOTURNO. A APLICAÇÃO DUROU OITO DIAS E, NESTE PERÍODO, FORAM LEVANTADOS DESAFIOS COM A ESCRITA TANTO NA LÍNGUA MATERNA QUANTO NA LÍNGUA-ALVO, TORNANDO CLARA A NECESSIDADE DE INSTRUMENTOS AVALIATIVOS DIFERENCIADOS PARA ESTA MODALIDADE.