ESTE TRABALHO APRESENTA A UTILIZAÇÃO DE ESPAÇOS NÃO-FORMAIS NO ENSINO DOS PRINCIPAIS ECOSSISTEMAS QUE OCORREM NO ESTADO DO CEARÁ, SENDO QUE NOS LIVRO DIDÁTICOS UTILIZADOS PELAS ESCOLAS ESTA TEMÁTICA É VISTA DE UM MODO GERAL, SENDO IMPORTANTE A REGIONALIZAÇÃO DO ENSINO. O PROJETO ECOSSISTEMAS DO CEARÁ FOI REALIZADO COM OS ALUNOS DO ENSINO MÉDIO PÚBLICA DA EEM JOSÉ ALEXANDRE QUE É LOCALIZADA NO DISTRITO DO CAPUAN, EM CAUCAIA ONDE OS ALUNOS FORAM DIVIDIDOS EM GRUPOS E A CADA AULA ERA DISCUTIDA UM TEMA RELACIONADO AOS ECOSSISTEMAS. ALÉM DAS AULAS NOS ESPAÇOS FORMAIS DA ESCOLA, OS ALUNOS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE VISITAR E CONHECER A ONG AQUASIS, O PARQUE BOTÂNICO DO CERARÁ E O ECOMUSEU NATURAL DO MANGUE LOCALIZADO NA SABIAGUABA. ATRAVÉS DE VISITAS GUIADAS A ESSES LOCAIS, OS ALUNOS TIVERAM A OPORTUNIDADE DE CONHECER E TER UMA INTERAÇÃO PRÁTICA COM AS ATIVIDADES QUE ANTES ERAM VISTAS APENAS DE FORMA TEÓRICA POSSIBILITANDO ASSIM UMA LIGAÇÃO ENTRE A TEORIA ABORDADA EM SALA DE AULA COM SUA VIVÊNCIA DO COTIDIANO.