O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO PROFISSIONAL, EM ANDAMENTO, QUE SE PROPÕE A ANALISAR AS POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES QUE A TECNOLOGIA DIGITAL PODE OFERECER PARA DIMINUIR AS DIFICULDADES QUE OS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO APRESENTAM NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU. O APORTE TEÓRICO BASEOU-SE NOS ESTUDOS DE RAYMOND DUVAL SOBRE AS REPRESENTAÇÕES SEMIÓTICAS; DE GÉRARD VERGNAUD REFERENTE AOS CAMPOS CONCEITUAIS; DE BAIRRAL RELACIONADA AOS DISPOSITIVOS MÓVEIS; E DE BORBA, SCUCUGLIA E GADANIDIS ACERCA DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA. A METODOLOGIA ADOTADA FOI A QUALITATIVA COM CARACTERÍSTICAS DA PESQUISA-AÇÃO. AS ATIVIDADES PROPOSTAS NO MINICURSO FOCARAM AS EQUAÇÕES DO 1º GRAU NOS OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM “BALANÇA” E “PAT2MATH”, E FORAM ELABORADAS A PARTIR DA CONCEPÇÃO DE ZABALA SOBRE SEQUÊNCIA DIDÁTICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA. AS INFORMAÇÕES ORIUNDAS DA PESQUISA DE CAMPO DECORRERAM DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, DO QUESTIONÁRIO, DA ENTREVISTA, DAS ATIVIDADES DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DAS ANOTAÇÕES DA PESQUISADORA. OS DADOS FORAM ANALISADOS A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN E À LUZ DO APORTE TEÓRICO SELECIONADO. A AJUDA NA COMPREENSÃO E NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU, A PERCEPÇÃO DE TORNAR MAIS PRÓXIMO DO “REAL” O OBJETO MATEMÁTICO SÃO ALGUNS DOS RESULTADOS PARCIAIS COLETADOS ATÉ O MOMENTO. A INTERPRETAÇÃO DAS INFORMAÇÕES PODERÁ NOS APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES DO USO DE TECNOLOGIA DIGITAL NA RESOLUÇÃO DE EQUAÇÕES DO 1º GRAU OU O CAMINHO A SEGUIR.