AS COMUNIDADES QUILOMBOLAS CARREGAM EM SEU CONTEXTO HISTÓRICO-SOCIAL MARCAS DE RACISMO, VIOLÊNCIA, REPRESSÃO E, ALÉM DISSO, POSSUEM POUCO ESPAÇO E VISIBILIDADE NOS ESPAÇOS ESCOLARES, NAS POLÍTICAS PÚBLICAS, ASSIM COMO NA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NO QUE SE REFERE À VALORIZAÇÃO DE SUA CULTURA, IDENTIDADE, COSTUMES E SABERES. ESTE TRABALHO TEM O OBJETIVO DE REFLETIR E PROBLEMATIZAR COMO A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, DA IDENTIDADE E DA CULTURA QUILOMBOLA TEM SIDO TRABALHADA E INSERIDA NA FORMAÇÃO DOCENTE E NA GESTÃO DAS ESCOLAS. ALÉM DISSO, FAZER UMA ANÁLISE DO PROCESSO PELO QUAL O CURRÍCULO ESCOLAR QUILOMBOLA DEVE SER SUBMETIDO, PARA QUE CHEGUE À ESCOLA TRAZENDO DE FATO AS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DESSA COMUNIDADE. ATRAVÉS DE DISCUSSÕES GERADAS EM SALA DE AULA PELA DISCIPLINA DE CURRÍCULO E PROGRAMAS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA E POR MEIO DE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS, NESTA PESQUISA FOI ESTABELECIDO UM PARALELO COM O CURRÍCULO DA ESCOLA REGULAR TRADICIONAL COM TUDO O QUE JÁ FOI CITADO, CHEGANDO ASSIM À CONCLUSÃO DE QUE NADA VALE OFERTAR UMA EDUCAÇÃO PARA A COMUNIDADE QUILOMBOLA AOS MOLDES EUROPEUS, MAS QUE HÁ A NECESSIDADE DA INSERÇÃO DE UM ENSINO DA ESCOLA QUILOMBOLA SEM NEGAR SUAS EXPERIÊNCIAS, MARCAS, CRENÇAS E VALORES.