O PRESENTE ARTIGO MARCA O RESULTADO DA EXPERIÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO PROJETO DE PESQUISA-AÇÃO
“A MÚSICA COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA AO ENSINO DA LÍNGUA INGLESA”, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL FOI
CENTRAR ESFORÇOS NA UTILIZAÇÃO DA MÚSICA COMO PRINCIPAL RECURSO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO, UTILIZADA POR
MEIO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS DE SOM E IMAGEM COMO VÍDEO, TV, APARELHO DE SOM, DATA SHOW. O
PROJETO FOI DESENVOLVIDO JUNTO À ESCOLA MUNICIPAL GENÉSIO CABRAL DE MACÊDO, DE SÃO GONÇALO DO
AMARANTE RN, COM ALUNOS DE ENSINO FUNDAMENTAL II, NO PERÍODO DE INÍCIO DE ABRIL AO FINAL DE JUNHO
DO CORRENTE ANO. DOIS MOMENTOS DISTINTOS DE INTERVENÇÃO QUE SE COMPLEMENTAM FORAM PROPOSTOS: NO
PRIMEIRO, O FOCO FOI EXPOR AOS ESTUDANTES O QUÃO ÚTIL E IMPORTANTE A APRENDIZAGEM DE UM NOVO IDIOMA
PODE SER; EM SEGUIDA, FORAM DESENVOLVIDAS SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS UTILIZANDO A MÚSICA COMO RECURSO
LÚDICO CENTRAL AFIM DE DESPERTAR NOS ESTUDANTES O INTERESSE PELO DESAFIO DE APRENDER UM NOVO IDIOMA.
A PESQUISA-AÇÃO TEVE COMO APOIO BIBLIOGRÁFICO CONTRIBUIÇÕES DE VÁRIOS TEÓRICOS, COMO PIMENTA (2016)
E SWANWICK (2014), ENTRE OUTROS, E, PRINCIPALMENTE, DE GHEDIN (2018), ALÉM DE DISCUSSÕES DE
PLANEJAMENTOS REALIZADOS COLETIVAMENTE EM ENCONTROS SEMANAIS NO LABORATÓRIO DE ENSINO
APRENDIZAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE. A EXPERIÊNCIA NOS LEVOU A PERCEBER
QUE A MÚSICA PODE SER USADA, EFICAZMENTE, COMO UM SATISFATÓRIO RECURSO DIDÁTICO EM SALA DE AULA,
COMPROVAÇÃO A SER COMPARTILHADA, AINDA QUE DE FORMA CONCISA E BREVE.