A ESCOLA DEIXOU DE SER O ÚNICO AMBIENTE EDUCATIVO PENSADO PARA AÇÕES EMPREENDIDAS NA EDUCAÇÃO, O CAMPO DE ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NÃO SE RESTRINGE A SALA DE AULA. A EDUCAÇÃO ENCONTRA-SE PRESENTE EM ESPAÇOS DIVERSOS E A PRÁXIS DO PEDAGOGO ABRANGE INSTITUIÇÕES NÃO-ESCOLARES, COMO O ESPAÇO HOSPITALAR. A PEDAGOGIA HOSPITALAR E A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTAR HOSPITALAR CONSTITUI O FOCO DE INVESTIGAÇÃO DESTE ESTUDO. O TRABALHO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NO ESPAÇO HOSPITALAR ESTABELECEU COMO OBJETIVOS: CRIAR UM AMBIENTE LÚDICO NOS LOCAIS DE ATENDIMENTO PEDIÁTRICO DA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR ESCOLHIDA; OFERECER AOS PACIENTES (CRIANÇA) ATENDIMENTO HUMANIZADO, DESENVOLVENDO ATIVIDADES LÚDICAS DURANTE O PERÍODO DE INTERNAÇÃO OU CONSULTA NO AMBIENTE HOSPITALAR; OPORTUNIZAR AOS DISCENTES DO CURSO DE PEDAGOGIA APROFUNDAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO NA ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR. A INVESTIGAÇÃO ADOTOU COMO ESCOLHA METODOLÓGICA A ABORDAGEM QUALITATIVA, ESTUDO DO TIPO EXPLORATÓRIO. SELECIONOU COMO INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO. OS ESPAÇOS HOSPITALARES ESCOLHIDOS FORAM: ALA PEDIÁTRICA E AMBULATÓRIO INFANTIL. O ITINERÁRIO METODOLÓGICO OBSERVOU OS SEGUINTES PASSOS: REGISTRO E ANÁLISE DAS OBSERVAÇÕES; SISTEMATIZAÇÃO DOS DADOS COLETADOS; ELABORAÇÃO DA PROPOSTA DE TRABALHO; SUBMISSÃO DA PROPOSTA PARA APRECIAÇÃO DA EQUIPE GESTORA DA INSTITUIÇÃO HOSPITALAR; CONFECÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS PARA AMBIENTAÇÃO DOS ESPAÇOS HOSPITALARES ESCOLHIDOS; IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO. O PROJETO PERMITIU A REFLEXÃO SOBRE A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO NO AMBIENTE HOSPITALAR; POSSIBILITANDO A AQUISIÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS E METODOLOGIA DE ENSINO DIFERENCIADAS NESSA ÁREA; ALARGANDO A COMPREENSÃO DO CAMPO DE CONHECIMENTOS DA PEDAGOGIA E ATUAÇÃO DESSE PROFISSIONAL.