O HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO BRASIL ESTÁ RELACIONADA COM AS VÁRIAS TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS, ECONÔMICAS E POLÍTICAS EM DIVERSOS MOMENTOS HISTÓRICOS DO PAÍS. ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVOS ELABORAR UM PANORAMA DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DA EJA DE MARACANAÚ, BUSCANDO SUBSÍDIOS TEÓRICOS NA HISTÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS PARA FORMAÇÃO DESSA MODALIDADE DE ENSINO, BUSCANDO FAZER UMA ANÁLISE DOS ELEMENTOS PERTINENTES ÀS CARACTERÍSTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS NO BRASIL. TAMBÉM SERÃO APRESENTADOS OS RESULTADOS DO PROCESSO FORMATIVO NO MUNICÍPIO, E A REPERCUSSÃO DESTAS FORMAÇÕES NA ESCOLA E NA COMUNIDADE NOS ÚLTIMOS ANOS. A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DE MARACANAÚ TEM PASSADO POR UMA SÉRIE DE TRANSFORMAÇÕES, DESDE A QUANTIDADE DE ALUNOS MATRICULADOS E A FORMAÇÃO DE EQUIPES DE TRABALHO VOLTADAS A ATENÇÃO ESPECIAL A ESTE PÚBLICO. O MUNICÍPIO ATUALMENTE OFERECE A MODALIDADE DE ENSINO EM 30% DE SUAS ESCOLAS, COM UM QUADRO DE GESTORES NOMEADOS A PARTIR DE SELEÇÃO PÚBLICA E PROFESSORES EM SUA GRANDE MAIORIA CONCURSADOS. A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO OFERECE FORMAÇÃO CONTINUADA AOS PROFESSORES E COORDENADORES DESTA MODALIDADE DE ENSINO E ACOMPANHAMENTO DOS PROCESSOS FORMATIVOS JUNTO AS ESCOLAS.