LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROCESSO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 60977 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2541 "inscrito_id" => 8038 "titulo" => "LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROCESSO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A FALTA DE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, PODE ACABAR DIFICULTANDO A ASSISTÊNCIA DE FORMA IGUALITÁRIA, INCLUSIVA E INTEGRAL, ALÉM DE INTERFERIR DIRETAMENTE NA CONDUTA TERAPÊUTICA QUE SERÁ EMPREGADA. A SURDEZ ESTÁ ENTRE AS DIFICULDADES MAIS PREVALENTES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E COMPÕE UMA DAS PRINCIPAIS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO ENTRE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE. OBJETIVO: ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ATENDIMENTO A PESSOA SURDA. METODOLOGIA: ESTUDO DO TIPO REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, POR MEIO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE, COM A BUSCA NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO E BDENF ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019. UTILIZOU-SE OS DESCRITORES: PESSOAL DE SAÚDE, PERDA AUDITIVA, COMUNICAÇÃO E PESSSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, COMBINADOS COM O OPERADOR BOLEANO “AND”. A PESQUISA OCORREU EM AGOSTO DE 2019. RESULTADOS: FORAM ENCONTRADOS 18 ARTIGOS, SENDO QUE DESTES, 14 FORAM SELECIONADOS PARA ANÁLISE E DISCUSSÃO. OS ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE A CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PODE POSSIBILITAR A COMPREENSÃO E AUXILIAR DE FORMA HUMANA E INCLUSIVA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMUNICATIVAS, FAVORECENDO A RELAÇÃO ENTRE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E O PROFISSIONAL DE SAÚDE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A INCLUSÃO NO ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ÂMBITO DA SAÚDE, POR MEIO DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PODE FAVORECER UM ATENDIMENTO INTEGRAL, EQUÂNIME E IGUALITÁRIO, RESULTANDO COMO META INSERIR A PESSOA SURDA EM CONDIÇÕES DE INTERAÇÃO SOCIAL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE CUIDADOS COM A SAÚDE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PESSOAL DE SAÚDE, PERDA AUDITIVA, COMUNICAÇÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID8038_22082019143023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MARIA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE MARIA" "autor_email" => "jacksil2009@hotmail.com" "autor_ies" => "FAT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 60977 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2541 "inscrito_id" => 8038 "titulo" => "LINGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O PROCESSO DE TRABALHO NA ÁREA DA SAÚDE: UMA REVISÃO NARRATIVA" "resumo" => "INTRODUÇÃO: A FALTA DE CAPACITAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, PODE ACABAR DIFICULTANDO A ASSISTÊNCIA DE FORMA IGUALITÁRIA, INCLUSIVA E INTEGRAL, ALÉM DE INTERFERIR DIRETAMENTE NA CONDUTA TERAPÊUTICA QUE SERÁ EMPREGADA. A SURDEZ ESTÁ ENTRE AS DIFICULDADES MAIS PREVALENTES DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E COMPÕE UMA DAS PRINCIPAIS BARREIRAS NA COMUNICAÇÃO ENTRE USUÁRIOS E PROFISSIONAIS DE SAÚDE. OBJETIVO: ANALISAR A PRODUÇÃO CIENTÍFICA ACERCA DA CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PARA OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE NO ATENDIMENTO A PESSOA SURDA. METODOLOGIA: ESTUDO DO TIPO REVISÃO NARRATIVA DA LITERATURA, POR MEIO DA BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE, COM A BUSCA NAS BASES DE DADOS LILACS, SCIELO E BDENF ENTRE OS ANOS DE 2010 A 2019. UTILIZOU-SE OS DESCRITORES: PESSOAL DE SAÚDE, PERDA AUDITIVA, COMUNICAÇÃO E PESSSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA, COMBINADOS COM O OPERADOR BOLEANO “AND”. A PESQUISA OCORREU EM AGOSTO DE 2019. RESULTADOS: FORAM ENCONTRADOS 18 ARTIGOS, SENDO QUE DESTES, 14 FORAM SELECIONADOS PARA ANÁLISE E DISCUSSÃO. OS ESTUDOS DEMONSTRARAM QUE A CAPACITAÇÃO EM LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS PODE POSSIBILITAR A COMPREENSÃO E AUXILIAR DE FORMA HUMANA E INCLUSIVA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES COMUNICATIVAS, FAVORECENDO A RELAÇÃO ENTRE A PESSOA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA E O PROFISSIONAL DE SAÚDE. CONSIDERAÇÕES FINAIS: A INCLUSÃO NO ATENDIMENTO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA NO ÂMBITO DA SAÚDE, POR MEIO DE PROFISSIONAIS CAPACITADOS PODE FAVORECER UM ATENDIMENTO INTEGRAL, EQUÂNIME E IGUALITÁRIO, RESULTANDO COMO META INSERIR A PESSOA SURDA EM CONDIÇÕES DE INTERAÇÃO SOCIAL, PRINCIPALMENTE QUANDO SE TRATA DE CUIDADOS COM A SAÚDE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "PESSOAL DE SAÚDE, PERDA AUDITIVA, COMUNICAÇÃO, PESSOAS COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID8038_22082019143023.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:56" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAQUELINE MARIA SILVA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JAQUELINE MARIA" "autor_email" => "jacksil2009@hotmail.com" "autor_ies" => "FAT" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }