NESTE ARTIGO, APRESENTAMOS OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DE UM MINICURSO INTITULADO “A EXPERIMENTAÇÃO COM MATERIAIS ALTERNATIVOS” REALIZADO COM ALUNOS DO 1ª ANO DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA CENTRO DE ENSINO CÔNEGO NESTOR, LOCALIZADA NA CIDADE DE SANTA QUITÉRIA – MA NA QUAL PARTICIPARAM DE UM EVENTO PROPORCIONADO PELO PROJETO DE EXTENSÃO INTITULADO “A QUÍMICA NAS ESCOLAS: INTEGRANDO A TEORIA À PRÁTICA” NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO, DESENVOLVIDO POR DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA NO CAMPUS – SÃO BERNARDO, UTILIZANDO EXPERIMENTOS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS E DE BAIXO CUSTO, COM O OBJETIVO DE POSSIBILITAR UM MELHOR ENTENDIMENTO SOBRE OS CONTEÚDOS DE QUÍMICA. A METODOLOGIA PERMITIU PERCEBER UM ELO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA QUE LEVA O ALUNO A VINCULAR O CONHECIMENTO QUÍMICO, ADQUIRIDO EM SALA DE AULA, COM O COTIDIANO TORNANDO O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM MAIS EFICAZ. PARA OBTENÇÃO DE DADOS, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÃO A 30 ALUNOS, PERCEBEU-SE QUE OS PROFESSORES DE QUÍMICA DESSES ALUNOS NÃO DESENVOLVEM UMA DIDÁTICA BASEADA EM AULAS EXPERIMENTAIS. NESTE CASO, O DESENVOLVIMENTO DE AULAS EXPERIMENTAIS NAS ESCOLAS DE ENSINO MÉDIO É CONSIDERADO UMA ALTERNATIVA BASTANTE ATRATIVA. TENDO O ESPAÇO AMOSTRAL CONSTITUÍDO DE 30 ALUNOS DA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA PÚBLICA CENTRO DE ENSINO CÔNEGO NESTOR, LOCALIZADA NA CIDADE DE SANTA QUITÉRIA – MA, NO DIA 09 DE NOVEMBRO DE 2017.