SÃO DIVERSAS AS DISSERTAÇÕES, AS TESES E OS ARTIGOS NA LITERATURAESPECIALIZADA BRASILEIRA E MUNDIAL QUE ATUALMENTE VÊM ABORDANDO AIMPORTÂNCIA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA. PORTANTO, ESTE TRABALHO POSSUI COMO OBJETIVO VERIFICAR AS CONCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO SOBRE INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA, MAIS ESPECIFICAMENTE, ACERCA DA MANEIRA COM QUE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DEVE SER INICIADA. PARA A COLETA DE DADOS FOI UTILIZADO O QUESTIONÁRIO VASI (VIEWSABOUTSCIENTIfiCINQUIRY),O QUAL FOI APLICADO PARA 35 ESTUDANTES DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, DE DUAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, DO ESTADO DO PARANÁ. NESTE TRABALHO, FOI FEITA A ANÁLISE DA QUESTÃO DE NÚMERO 2 (‘PERGUNTARAM PARA DOIS ESTUDANTES SE UMA INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA DEVE SEMPRE COMEÇAR COM UMA QUESTÃO CIENTÍFICA. UM DOS ESTUDANTES RESPONDEU “SIM” E O OUTRO RESPONDEU “NÃO”. COM QUAL DELES VOCÊ CONCORDA E POR QUÊ?’)DO QUESTIONÁRIO. AS RESPOSTAS FORAM TRANSCRITAS, CODIFICADAS, ANALISADAS E CATEGORIZADAS DE ACORDO COM O MÉTODO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. EMERGIRAM DUAS CATEGORIAS: C1Q2 (INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA COMEÇA A PARTIR DE UMA DÚVIDA) E C2Q2 (INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA COMEÇA A PARTIR DE UMA QUESTÃO CIENTÍFICA).