A IDEIA DE PATRIMÔNIO, DIFERENTEMENTE DO QUE POPULARMENTE POVOA O SENSO COMUM, SE TRATA NÃO SOMENTE DA CONCEPÇÃO DE BENS MATERIAIS ACUMULADOS, MAS TAMBÉM IMATERIAIS, ABRANGENDO MUITOS ELEMENTOS QUE REFLETEM A IMAGEM DE UM POVO, TORNANDO O “PENSAR PATRIMÔNIO”, ALGO QUE EXIGE A ANÁLISE DE DIVERSOS ASPECTOS QUE ENVOLVEM A SOCIEDADE, TAL COMO SUA HISTÓRIA E SUA FORMAÇÃO CULTURAL. VISTO A IMPORTÂNCIA DESTES CONCEITOS, ESTE TRABALHO SURGE COM O OBJETIVO DE DESENVOLVER UMA METODOLOGIA DE ENSINO DESSA CATEGORIA HISTÓRICA E CULTURAL, REALIZANDO ASSIM UMA OFICINA NO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA CAMPUS PATOS, PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO, EM QUE ALÉM DE ENSINAR FUNDAMENTOS CIENTÍFICOS RELACIONADOS AO TEMA, TRABALHOU O CONTEÚDO DE MANEIRA MAIS PRÁTICO, COM TÉCNICAS LÚDICAS E UMA DIDÁTICA DINÂMICA, FACILITANDO O APRENDIZADO. ASSIM, POR MEIO DE TAIS TÉCNICAS, BUSCOU-SE A APRENDIZAGEM ATIVA E CRÍTICA DOS DISCENTES NA EXPERIÊNCIA DE QUE É IMPORTANTE COMPREENDER A IDEIA DE PATRIMÔNIO, A HISTÓRIA E CULTURA DE SUAS CIDADES.