A PARTIR DAS DISCUSSÕES REALIZADAS NAS AULAS DE PRÁTICA DE FORMAÇÃO SOBRE O SER PROFESSOR OBSERVOU-SE QUE O TEMA MOBILIZA INÚMERAS REFLEXÕES SOBRE O QUE OS ALUNOS PENSAM DA PROFISSÃO DOCENTE. PARA MUITOS O SER PROFESSOR REPRESENTA UMA SER UMA PESSOA DESTINADA, COM DOM A DAR AULA, NÃO RECONHECENDO QUE ELE É UM PROFISSIONAL QUE TEM POR FUNÇÃO A SOCIALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO VIA ESPAÇO ESCOLAR (SAVIANI, 1991). A FIM DE ENTENDER MELHOR O QUE OS ALUNOS PENSAM SOBRE O SER PROFESSOR, A PROPOSTA DE PESQUISA TEVE POR FINALIDADE REALIZAR UM ESTUDO DE CASO, COM AS TURMAS DO NOVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO COLÉGIO ESTADUAL SANTO AGOSTINHO, LOCALIZADO NA CIDADE DE PALOTINA - PARANÁ, BUSCANDO, POR MEIO DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO COM QUESTÕES ABERTAS, OBTER INFORMAÇÕES SOBRE AS PERCEPÇÕES QUE ESSES ALUNOS POSSUEM SOBRE O SER PROFESSOR , COM O PROPÓSITO DE ASSOCIAR AS RESPOSTAS COM AS BASES TEÓRICAS DE ESTUDO, DISCUTIDAS EM SALA. A ESCOLHA DO CAMPO DE INVESTIGAÇÃO JUSTIFICA-SE PELO ANSEIO EM ENTENDER O QUE PENSAM ESSES ALUNOS EM POTENCIAL PARA ADENTRAREM NO CURSO FORMAÇÃO DE DOCENTES OFERTADOS NA ESCOLA, DE CARÁTER PROFISSIONAL EM NÍVEL MÉDIO. ESSAS INFORMAÇÕES FORAM RELEVANTES PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SENTIDO E SIGNIFICADO DA PROFISSÃO PROFESSOR SOCIAL NA PERSPECTIVA DOS ALUNOS CONTRIBUINDO PARA O DESENVOLVIMENTO DA REFLEXÃO CRÍTICA E PARA ELABORAÇÃO DE PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO POSSÍVEIS NO ESPAÇO ESCOLAR QUE VENHAM A TORNAR O SER PROFESSOR UM DESEJO PROFISSIONAL, RESIGNIFICANDO AS PERCEPÇÕES NEGATIVAS QUE ATRAVESSAM A PROFISSÃO DOCENTE.