O PRESENTE ARTIGO DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO VEM DEMONSTRAR QUE A EDUCAÇÃO DESDE QUE SURGIU O ENSINO ATÉ OS DIAS ATUAIS QUE GRANDE PARTE DOS ALUNOS APRESENTA DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM E ESTAS COMEÇAM DESDE A PRÉ-ESCOLA E SE ARRASTAM PELAS SERIES INICIAIS E FINAIS. É NA PRIMEIRA INFÂNCIA QUE SE ASSENTAM AS BASES PARA O DESENVOLVIMENTO DA INTELIGÊNCIA DA CRIANÇA. ESTAS DIFICULDADES PODEM ESTAR RELACIONADAS A UMA SÉRIE DE FATORES. UM DELES É O MÉTODO DE ENSINO UTILIZADO PELA ESCOLA OU PELO PROFESSOR, OUTRO FATOR É A FALTA DE MOTIVAÇÃO DOS ALUNOS EM SALA DE AULA POR PARTE DOS PROFESSORES. ESSE TEMA FOI ESCOLHIDO EM FUNÇÃO DA SUA GRANDIOSIDADE CONTRIBUIÇÃO QUE PODE SE TRAZER COM ELE PARA AS ESCOLAS. O SISTEMA EDUCACIONAL VEM PASSANDO POR GRANDES MUDANÇAS ESTRUTURAIS E FUNCIONAIS, BUSCANDO EXPLICAÇÕES PARA SOLUCIONAR AS DIFICULDADES QUE O ENSINO APRENDIZAGEM VEM ENFRENTANDO. O FRACASSO ESCOLAR É HOJE UM GRANDE PROBLEMA PARA O SISTEMA EDUCACIONAL NA ATUALIDADE. ESTE TEMA DESTACADO NO TRABALHO É REVER SEUS MÉTODOS DE APRENDIZAGEM UTILIZADOS EM SALA DE AULA E COM ISSO PROPORCIONAR A SEUS ALUNOS UMA APRENDIZAGEM PRAZEROSA E EFICAZ ONDE JUNTO PODERÃO RESOLVER O PROBLEMA. DESSE MODO DEVEMOS ENTENDER A ESCOLA COMO UMA INSTITUIÇÃO DE APRENDIZAGEM FORMAL, DANDO OPORTUNIDADE AOS EDUCANDOS A SE APROPRIAR DO CONHECIMENTO CIENTIFICO SISTEMATIZANDO COM O SEU CONHECIMENTO DE MUNDO. O TRABALHO E DE CUNHO BIBLIOGRÁFICO. NO MESMO PUDEMOS ENTENDER AS DERIVAÇÕES DE APRENDIZAGENS, ABORDAGENS METODOLÓGICAS E AS CONTRIBUIÇÕES COMO UM TODO.