SANTOS, Lílian Gleisia Alves Dos. A escola como espaço social de memória. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58276>. Acesso em: 02/11/2024 16:58
ESTE ARTIGO BUSCOU DISCUTIR AS QUESTÕES RELACIONADAS À MEMÓRIA INDIVIDUAL E COLETIVA COM FOCO NO COTIDIANO E VIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR, SEM PERDER DE VISTA OS INTERESSES PARA OS QUAIS A MESMA FOI PENSADA, CRIADA E ORGANIZADA. ABORDA, TAMBÉM, REFLEXÕES RELACIONADAS À IDENTIDADE, CULTURA E MEMÓRIA. PARA A REALIZAÇÃO DESSE TRABALHO, FOI FEITA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EXPLORATÓRIA, POR MEIO DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA DIALOGANDO COM AUTORES, COMO: BOURDIEU E PASSERON (1992), HALBWACHS (2006) E JACQUES LE GOFF (2003); ALÉM DA DISCUSSÃO DE TEXTOS REFERENTES À ESCOLA COMO ESPAÇO SOCIOCULTURAL DE REPRODUÇÃO E MANUTENÇÃO OU NÃO DO STATUS QUO, MAIS ESPECIFICAMENTE, OS QUE ESTÃO DIRECIONADOS PARA O CAMPO MULTIDISCIPLINAR DA MEMÓRIA. OS ESTUDOS APONTARAM QUE, A ESCOLA É UM ESPAÇO ORGANIZADO PARA A TRANSMISSÃO E DISSEMINAÇÃO DE INTERESSES DOMINANTES QUE SE CONSOLIDA A PARTIR DA VIVÊNCIA E INTERAÇÃO DE GRUPOS DE PESSOAS DENTRO DE UMA TEMPORALIDADE, ASSIM, MEMÓRIAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS SÃO EVIDENTES E SIGNIFICATIVAS SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL.