NETO, Salvador Soares Da Silva et al.. O ensino de física e o meio ambiente. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/61347>. Acesso em: 02/11/2024 12:48
A NATUREZA E TODOS OS SEUS RECURSOS NEM SEMPRE SÃO RENOVÁVEIS, DIANTE DESTA REALIDADE DEVEMOS NOS ATENTAR A RESPEITO DE COMO ELA É EXPLORADA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO BASE INVESTIGAR AS CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO DE FÍSICA PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. NESTE TRABALHO DESENVOLVEU-SE A PESQUISA DESCRITIVA COM ABORDAGEM QUALITATIVA. O INSTRUMENTO UTILIZADO NA COLETA DE DADOS FOI UM QUESTIONÁRIO APLICADO COM 36 ALUNOS DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO E 4 DOCENTES DE FÍSICA DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PIAUÍ – CAMPUS ANGICAL. OS AUTORES QUE EMBASARAM ESTE ESTUDO FORAM: FOGAÇA (2003); RODRIGUES (2017); MORAES, COSTA E GEBARA (2016) E OUTROS. OS RESULTADOS APONTARAM QUE A FORMA TRADICIONAL DE REPASSAR O CONTEÚDO DE FÍSICA PRECISA SER MODIFICADA, O ALUNO TEM QUE DEIXAR DE SER ELEMENTO PASSIVO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ASSUMIR UMA POSTURA ATIVA. O ENSINO DE FÍSICA, ATRAVÉS DE ATIVIDADE PRÁTICA, RELACIONANDO-A COM O MEIO AMBIENTE, TORNA O ENSINO DESTA CIÊNCIA MAIS ATRATIVO AOS DISCENTES, POSSIBILITANDO DESENVOLVER NOS MESMOS HABILIDADES QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO POSSÍVEIS NO ENSINO TRADICIONAL.