NESTE ARTIGO ABORDAM-SE A IMPORTÂNCIA DA PARCERIA ESCOLA E FAMÍLIA E TRAZ RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS OBTIDAS NO PROJETO ESCOLA E FAMÍLIA: UMA CORREALIZAÇÃO PARA O SUCESSO DA ESCOLA MUNICIPAL ZAÍRA MONTEIRO GONDIM, COM O OBJETIVO DE PROMOVER À PARTICIPAÇÃO DE FAMILIARES, BEM COMO DA COMUNIDADE EM PROL DA MELHORA DA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, COLABORANDO ASSIM NA DIMINUIÇÃO DA EVASÃO E DA VIOLÊNCIA. ATRAVÉS DOS DEPOIMENTOS COLHIDOS, CONSTATAMOS QUE O DIÁLOGO PROMOVE UMA MAIOR APROXIMAÇÃO E PODE SER O COMEÇO DE UMA GRANDE MUDANÇA NO RELACIONAMENTO ENTRE A FAMÍLIA E A ESCOLA, JÁ QUE O AMBIENTE ESCOLAR É E DEVE PERMANECER SENDO O PRINCIPAL ESPAÇO NESSA CONSTRUÇÃO DAS RELAÇÕES SOCIAIS, PROMOVENDO DEBATES E BUSCAR SOLUÇÕES, EM CONJUNTO, QUE VENHAM A CONTRIBUIR PARA UMA MELHORIA SIGNIFICATIVA NO DESEMPENHO ESCOLAR.