ESTE ESTUDO APRESENTA A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA DE EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS, DESENVOLVIDA NO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ-UVA, COM OS ACADÊMICOS DO 1º PERÍODO DO TURNO MATUTINO, CUJA EXECUÇÃO OCORREU NO SEMESTRE LETIVO 2019.1, DENTRO DA IMPLANTAÇÃO DA NOVA ORGANIZAÇÃO CURRICULAR DESTA LICENCIATURA. SUA REALIZAÇÃO ACONTECEU ATRAVÉS DE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, ESTUDO DE TEXTO SELECIONADOS PREVIAMENTE, PALESTRAS COM PROFISSIONAIS DO PODER JUDICIÁRIO E DE ÓRGÃOS GARANTIDOS DO DIREITO À EDUCAÇÃO E DEBATES A CERCA DA EFETIVAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS NAS SOCIEDADES DEMOCRÁTICAS, TECNOLÓGICAS E INFORMACIONAIS. SUA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA FOI CONSTITUÍDA PELAS CONTRIBUIÇÕES DAS LEGISLAÇÕES QUE TRATAM DESTES DIREITOS NOS ÂMBITOS NACIONAL E INTERNACIONAL; E DAS COLABORAÇÕES DA LITERATURA DE PAULO FREIRE SOBRE A EMANCIPAÇÃO DO SER HUMANO E SUAS INTERVENÇÕES NA TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE EM QUE VIVE. NESTE SENTIDO, A EXPERIÊNCIA AMPLIOU A CAPACIDADE CRÍTICO-REFLEXIVA DOS ENVOLVIDOS E PROPORCIONOU O DESVELAMENTO DE SITUAÇÕES CONCRETAS DA VIOLAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS E DA IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE CONHECIMENTO E DE USO DESTES DIREITOS PELOS CIDADÃOS EM BUSCA DE MELHORES CONDIÇÕES DE VIDA E DE DEMOCRACIA.