NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, ESPECIFICAMENTE COM RELAÇÃO AOS ALUNOS CEGOS, É VISTO QUE EXISTEM ALGUMAS PROBLEMÁTICAS COM RELAÇÃO AO ENSINO DE MAPAS, POIS ESSES INSTRUMENTOS SÃO MUITO DEPENDENTES DA PERCEPÇÃO VISUAL. SENDO ASSIM, OBJETIVOU-SE COM O PRESENTE ESTUDO INVESTIGAR COMO É FEITA A INCLUSÃO DE UM ALUNO CEGO DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO QUE DIZ RESPEITO AO ENSINO DE CONTEÚDOS DE GEOGRAFIA QUE ENVOLVEM MAPAS EM UMA ESCOLA DO ENSINO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE VIÇOSA-MG. A METODOLOGIA UTILIZADA PARA ESTA ANÁLISE FOI O MÉTODO DE INVESTIGAÇÃO QUALITATIVO, REALIZADO A PARTIR DA OBSERVAÇÃO E ENTREVISTAS. FOI VISTO QUE HÁ UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO DA ESCOLA NO SENTIDO DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DO ALUNO CEGO, SENDO QUE ESTA INSTITUIÇÃO CONTA COM INICIATIVAS E VÁRIOS MATERIAIS ADAPTADOS, COMO MAPAS COM ESCRITA EM BRAILLE, DENTRE OUTROS. EM RELAÇÃO ÀS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM COM O ESTUDANTE NO ÂMBITO DA SALA DE AULA, FOI VISTO QUE AS MESMAS POSSUEM GRANDE PREOCUPAÇÃO EM FACILITAR O ENTENDIMENTO DO ALUNO EM RELAÇÃO AOS CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM OS MAPAS. NO ENTANTO, ESTAS PROFISSIONAIS RELATAM QUE POSSUEM DIFICULDADES, POIS NÃO SÃO DISPONIBILIZADAS CAPACITAÇÕES QUE AJUDEM EFETIVAMENTE NA PRÁTICA EM SALA DE AULA. DE FORMA GERAL, FOI VISTO QUE, APESAR DE EXISTIREM MEDIDAS PARA O ENSINO DE CONTEÚDOS QUE ENVOLVEM OS MAPAS PARA O ALUNO CEGO, BUSCANDO PROMOVER A INCLUSÃO DO MESMO À ESCOLA, AINDA FALTA UM MAIOR INVESTIMENTO EM CAPACITAÇÕES PARA OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS NESTA ÁREA.