RESUMO
O PROJETO GRADAÇÃO, PARA GARANTIR UMA REALIDADE SOCIAL MENOS PERVERSA E MAIS JUSTA, PROPICIA EM SEU PROGRAMA PRÉ-VESTIBULAR A POLÍTICA DE INCLUSÃO DOS SURDOS, BUSCANDO FORNECER, NESSE SENTIDO, OS FATORES ESSENCIAIS PARA QUE O SURDO POSSA REALIZAR O VESTIBULAR EM IGUALDADE DE CONDIÇÃO COM OS OUVINTES. TENTA NÃO APENAS GARANTIR SUBSÍDIOS PARA A TOMADA DE DECISÕES QUE PERMITAM AO SURDO PARTICIPAR DO PROCESSO DE VESTIBULAR, COMO TAMBÉM GERAR A DISCUSSÃO SOBRE A INCLUSÃO NO ENSINO SUPERIOR E ASSEGURAR A APLICAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS À PESSOA SURDA. ALÉM DISSO, COMO FORMA DE DESENVOLVER AÇÕES QUE VISEM À SUPERAÇÃO DAS ATUAIS CONDIÇÕES DE DESIGUALDADE E EXCLUSÃO DA COMUNIDADE SURDA, O PROJETO ENXERGA A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO FUNDAMENTAL E A ADOTA NO PROCESSO DE ARTICULAÇÃO DAS ATIVIDADES UNIVERSITÁRIAS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO NO QUE TANGE À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSÃO ESCOLAR DO SURDO E, NA FORMAÇÃO AO MAGISTÉRIO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA, PREPARANDO-OS PARA MELHOR ATENDER A DEMANDA DO ESPAÇO EDUCATIVO NUMA PERSPECTIVA INCLUSIVA. DESSA FORMA, NO CONTEXTO DA EMANCIPAÇÃO DO SER HUMANO E DO EXERCÍCIO DE CIDADANIA, AO FORNECER CONTEÚDO PRÉ-VESTIBULAR EM LIBRAS, O PROJETO GRADAÇÃO MARCA SUA EXISTÊNCIA NO DOMÍNIO DOS PRÉ-ACADÊMICOS GRATUITOS COMO O PRÉ-VESTIBULAR DA RESISTÊNCIA, ISTO É, UM PROJETO QUE VISA À PREPARAÇÃO DE PESSOAS SURDAS PARA A INSERÇÃO NO ENSINO SUPERIOR, PAUTANDO SEU TRABALHO NO RECONHECIMENTO DA IGUALDADE DE DIREITOS E A CONSTRUÇÃO DE UM AMBIENTE EDUCATIVO FAVORÁVEL PARA A SUPERAÇÃO DOS OBSTÁCULOS DO SEU ALUNADO.