A PRESENTE PESQUISA É RESULTADO DO MÓDULO IV DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL. TEM COMO OBJETIVO GERAL VERIFICAR SE AS CRIANÇAS BENEFICIÁRIAS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA SOFREM DIFERENCIAÇÃO NO TRATAMENTO NA ESCOLA, ALÉM DE IDENTIFICAR QUE ATIVIDADES CULTURAIS E DE ENSINO EMANCIPADORAS SÃO PROMOVIDAS PELAS ESCOLAS VISANDO À INTERAÇÃO DE GÊNERO, RAÇA, ETNIA E A SUPERAÇÃO DE SITUAÇÕES DE EXCLUSÃO, INVESTIGANDO OS IMPACTOS DO PROGRAMA NA VIDA DAS FAMÍLIAS BENEFICIÁRIAS E NA MELHORIA DA APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS E COMPREENDENDO DE QUE FORMA O ESPAÇO DA ESCOLA REPRODUZ OU MINIMIZA A POBREZA. A METODOLOGIA UTILIZADA FOI DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO, ALÉM DE ENTREVISTAS EM DUAS ESCOLAS, LOCALIZADAS NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE FIGUEIREDO E A OUTRA NO MUNICÍPIO DE RIO PRETO DA EVA. A PESQUISA TEVE COMO SUPORTE TEÓRICO EM: ARROYO (2010), DIAS (2007), GADOTTI (2004), GENTILI (2009) DENTRE OUTROS. SABE-SE QUE O ESPAÇO ESCOLAR CONTRIBUI EFETIVAMENTE NA VIDA DOS CIDADÃOS DOS MUNICÍPIOS VERIFICADOS, UMA VEZ QUE A ESCOLA É O LUGAR ONDE A SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS ACONTECE. ALIADOS AOS PROGRAMAS SOCIAIS COMO BOLSA ESCOLA E OUTROS AUXÍLIOS MINIMIZAM A POBREZA E AS DESIGUALDADES SOCIAIS.