ESSA PESQUISA SURGIU DA INQUIETAÇÃO DE ENTENDER COMO ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL, ADENTRAM AOS ANOS INICIAIS COM TANTAS DIFICULDADES DE COMPREENDER SUAS ATIVIDADES ESCOLARES. ATUALMENTE OBSERVAMOS O AVANÇO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS NAS ESCOLAS EM TODOS OS NÍVEIS, PRINCIPALMENTE NOS ANOS INICIAIS, MEDIANTE A ESSE CRESCIMENTO QUANTITATIVO, A ESCOLA PASSA A SER APONTADA COMO A PRINCIPAL RESPONSÁVEL PELA FALTA DE APRENDIZAGEM DO ALUNO, NESSE SENTIDO ELA BUSCA FORTALECER VÍNCULOS JUNTO AS FAMÍLIAS PARA QUE POSSAM ENCURRALAR ESSAS BARREIRAS. PORTANTO O OBJETIVO DESSA PESQUISA É PONDERAR AS DIFICULDADES NO ENSINO E APRENDIZAGEM NOS ANOS INICIAIS. O ESTUDO FOI REALIZADO COM BASE EM PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, QUALITATIVA COM REFERENCIAL TEÓRICO. BUSCANDO COMPREENDER QUESTÕES DE FUNDAMENTAIS IMPORTÂNCIAS SOBRE O QUE ACARRETA A FALTA DE APRENDIZAGEM DOS ALUNOS, PARA QUE COMPREENDA POSSÍVEIS CAUSAS DO FRACASSO ESCOLAR E ENCONTRAR SUBSÍDIOS QUE MELHOREM OS RESULTADOS DIANTE DA COMPLEXIDADE DA PESQUISA. ENCONTRAMOS DIVERGÊNCIAS NA TENTATIVA DE EXPLICAR OS PROCESSOS E MECANISMO PARTICULARES PARA O ENSINO/APRENDIZAGEM. O PONTO DE PARTIDA PRINCIPAL SERIA A INVESTIGAÇÃO COM A FAMÍLIA E O ALUNO. O EDUCADOR PASSA A INVESTIGAR O TIPO DE PROBLEMA QUE O ALUNO ESTÁ ENFRENTANDO, MAS NEM SEMPRE CONSEGUE ÊXITO POIS ESSA TAREFA É ÁRDUA E NECESSITA DE COMPETÊNCIAS QUE MUITAS VEZES NÃO SÃO ENCONTRADAS NAS TEORIAS ESTUDADAS. PORTANTO, HÁ UM GRANDE NÚMERO DE ALUNOS QUE TEM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, PRINCIPALMENTE NA ESCRITA, NA LEITURA E NA INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS, ISSO ACARRETA O DESESTIMULO EM APRENDER CONTEÚDOS, EM IR PARA ESCOLA O QUE GERA EVASÃO ESCOLAR, A AUSÊNCIA DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR, INFELIZMENTE TUDO ISSO CONTRIBUI PARA O INSUCESSO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS ALUNOS.