O PRESENTE ARTIGO APRESENTA UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CARÁTER DESCRITIVO E BIBLIOGRÁFICO COM O OBJETIVO DE COMPREENDER COMO A AVALIAÇÃO FORMATIVA É APLICADA NA MODALIDADE ENSINO À DISTÂNCIA. FOI REALIZADA A INTERPRETAÇÃO HERMENÊUTICA E AINDA A APLICAÇÃO DA ANÁLISE DE CONTEÚDO. OS RESULTADOS FORAM SISTEMATIZADOS POR MEIO DE LINHA DO TEMPO DIACRÔNICA E SINCRÔNICA SOBRE O INÍCIO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E POR MEIO DE NUVENS DE PALAVRAS COLOCANDO EM DESTAQUE AS DISCUSSÕES APRESENTADAS PELOS RESPECTIVOS AUTORES SOBRE O OBJETO DE ESTUDO. NESTE CONTEXTO, O QUE PREVALECEU NAS DISCUSSÕES DESTE ESTUDO FORAM AS AFIRMATIVAS E CONSIDERAÇÕES DADAS POR CADA AUTOR NO TOCANTE ÀS CONCEPÇÕES SOBRE A AVALIAÇÃO FORMATIVA; OBSERVAÇÃO DE COMO A AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM É APLICADA NA EAD, BEM COMO ACENTUAR A APLICABILIDADE DA AVALIAÇÃO FORMATIVA EM EXPERIÊNCIAS EXITOSAS. O ESTUDO NÃO TINHA O ANSEIO EM ESGOTAR O CONTEÚDO E SIM CONVOCAR OS LEITORES PARA UMA REFLEXÃO QUANTO A AVALIAÇÃO FORMATIVA E SUA CONTRIBUIÇÃO NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA. SOBRETUDO POR SER UMA MODALIDADE DE AVALIAÇÃO QUE SE PREOCUPA COM A APROPRIAÇÃO DOS SABERES PROCESSADOS, NESTE CASO EM DESTAQUE, POR MEIO DAS FERRAMENTAS DE ENSINO COMO CHAT, FÓRUNS DE DISCUSSÕES, QUESTIONÁRIOS ON LINE, DENTRE OUTROS. ESTANDO PRESENTE A CONSTANTE INTERVENÇÃO ATIVA DO PROFESSOR OU TUTOR, REGULANDO A APRENDIZAGEM E REVERTENDO EVENTUAL FRACASSO A CADA RESULTADO ALCANÇADO PELO ACADÊMICO. EM LINHAS GERAIS SE CONCEBE A PARTIR DESTA REVISÃO ACADÊMICA QUE A AVALIAÇÃO FORMATIVA POR SE INTERESSAR NA BUSCA PELA COMPATIBILIDADE ENTRE OS OBJETIVOS PROPOSTOS E OS RESULTADOS EFETIVAMENTE ALCANÇADOS CORRESPONDE A MODALIDADE DE AVALIAÇÃO QUE MELHOR SE APLICA NA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA.