ESTE TRABALHO TRATA DA RELEVÂNCIA DA TRAJETÓRIA EDUCACIONAL E PROFISSIONAL DAS MULHERES, A PARTIR DE UMA ANÁLISE QUE VISA OPORTUNIZAR DISCUSSÕES DEVIDAMENTE EMBASADAS QUE CONDUZAM AO DISCERNIMENTO SOBRE A ATUAÇÃO DA MULHER NO ÂMBITO SOCIAL, CONSIDERANDO A EDUCAÇÃO COMO FORMA DE EMPODERAMENTO FEMININO, TANTO PARA AMPLIAR A INSERÇÃO FEMININA NAS DIFERENTES CARREIRAS PROFISSIONAIS, QUANTO PARA A REAFIRMAR A NECESSIDADE DA IGUALDADE E EQUIDADE DE GÊNERO. UTILIZAMO-NOS DOS PRESSUPOSTOS DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA A PARTIR DE UM VIÉS FILMOGRÁFICO CUJA ABORDAGEM QUALITATIVA, POSSIBILITOU PERCEBER QUE A FORTE CULTURA DE GÊNERO MANTÉM A MULHER NO ESPAÇO PRIVADO, EM PLENO SÉCULO XXI, SEJA PELA LIMITAÇÃO NA FORMAÇÃO EDUCACIONAL QUE NÃO FORMA AS MULHERES PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA PLENA, SEJA PELO CONSERVADORISMO DA SOCIEDADE OU AINDA PELA FALTA DE APOIO DE OUTRAS MULHERES, O QUE CHAMAMOS DE AUSÊNCIA DE SORORIDADE. O EMPODERAMENTO FEMININO É UMA ESTRATÉGIA DE FORMAÇÃO E DE AÇÃO POSSÍVEL, POR MEIO DE UM CURRÍCULO, QUE VALORIZE PRÁTICAS TRANSDISCIPLINARES, NA MEDIDA EM QUE ESTE IMPLEMENTE CONHECIMENTOS SOBRE AS LUTAS E RESISTÊNCIAS DAS MULHERES AO LONGO DOS ANOS, PARA QUE ENQUANTO MULHERES, POSSAMOS NOS FORTALECER E ENTÃO, RECONHECER A IMPORTÂNCIA DE ASSUMIR UM LUGAR NOS ESPAÇOS DE TOMADAS DE DECISÕES POLÍTICAS E CONTINUAR A LUTA PELA IGUALDADE DE GÊNERO NA SOCIEDADE, VALORIZANDO A UM SÓ TEMPO PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURAIS E SOCIAIS.