ESTE ARTIGO TRATA SOBRE A TEMÁTICA ENSINO RELIGIOSO NA BNCC: CONTRADIÇÕES E DESAFIOS, TENDO COMO OBJETIVO ANALISAR AS DIRETRIZES DEFINIDAS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR-BNCC E DOCUMENTO CURRICULAR DO TERRITÓRIO MARANHENSE-DCTM PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL, REFLETINDO SOBRE AS CONTRADIÇÕES E DESAFIOS IMPOSTOS PELAS DIRETRIZES NORTEADORAS PARA EFETIVAÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO À LUZ DA BNCC E DCTM, INCLUINDO AS CONTRIBUIÇÕES DOS PARÂMETROS CURRICULARES DO ENSINO RELIGIOSO. PARA ESTE ESTUDO, ADOTOU-SE REFERENCIAIS TEÓRICOS E LEGISLAÇÕES RELACIONADAS A TEMÁTICA E, COMO METODOLOGIA, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL. OS RESULTADOS DA PESQUISA REVELAM QUE APESAR DAS CONTRADIÇÕES, OS DESAFIOS APARECEM NO MESMO CONTEXTO DAS TEORIAS QUE REFLETEM NO CHÃO DA ESCOLA E NA OFERTA DO ENSINO RELIGIOSO. NESSE ENFOQUE, A BNCC SURGE COMO UM PRENÚNCIO PARA DIÁLOGOS, REFLEXÕES E MUDANÇAS DE CONCEPÇÕES E PRÁTICAS NO ER, NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DESSA DISCIPLINA COMO ÁREA DE CONHECIMENTO E NÃO RELIGIÃO. DESSA FORMA, PODERÁ CONTRIBUIR PARA A FORMAÇÃO ÉTICA E HUMANA EM RESPEITO A DIVERSIDADE CULTURAL E RELIGIOSA, SOBRETUDO NO RESGATE E MANUTENÇÃO DE TRADIÇÕES E VALORES TRANSMITIDOS ENTRE AS GERAÇÕES QUE SÃO CONTEÚDOS INDISPENSÁVEIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL E FUNDAMENTAL, INDEPENDENTE DAS OPÇÕES DE CULTO E DENOMINAÇÕES RELIGIOSAS.