RESUMO
A EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO, ESPECIFICAMENTE NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA CONTRIBUI CONSIDERAVELMENTE PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMUNIDADES EM QUE AS ESCOLAS ESTÃO INSERIDAS, ALÉM DE SER UM SÍMBOLO DE RESISTÊNCIA, UMA VEZ QUE EMANA DAS LUTAS DE MOVIMENTOS SOCIAIS NO CAMPO. ESTE TRABALHO TEM POR OBJETIVO E ANALISAR AS PERSPECTIVAS DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL NAS ESCOLAS DO/NO CAMPO NO SEMIÁRIDO PARAIBANO NOS ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA NOS MUNICÍPIOS DE REMÍGIO, SOLÂNEA E MARI. A PESQUISA AINDA EM ANDAMENTO PROVÉM DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA- PIBIC, DO CURSO DE GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA- UEPB. PARA O DESENVOLVIMENTO DA PESQUISA, OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS BASEIAM-SE NO LEVANTAMENTO DOCUMENTAL E BIBLIOGRÁFICO, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS, REGISTROS FOTOGRÁFICOS E PESQUISA DE CAMPO, NO INTUITO DE REALIZAR UM MAPEAMENTO DAS ESCOLAS E ANALISAR OS SEUS RESPECTIVOS PROJETOS POLÍTICO PEDAGÓGICOS. OS RESULTADOS AINDA PARCIAIS PAUTAM-SE NA ANÁLISE E VISITA DE CAMPO REALIZADA NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL PAULO FREIRE, NO ASSENTAMENTO OZIEL PEREIRA EM REMÍGIO - PB. A ESCOLA DEMONSTRA TER UM PAPEL FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE BUSCA PELA MANUTENÇÃO DO CARÁTER ECOLÓGICO, SUSTENTÁVEL E COLETIVO DA PRODUÇÃO NO CAMPO. ALÉM DE INCENTIVAR UMA EDUCAÇÃO BASEADA NAS CARACTERÍSTICAS E REALIDADE DO ESPAÇO EM QUE A MESMA ESTÁ INSERIDA. POR CONSEGUINTE, A PESQUISA MESMO AINDA ESTANDO EM ANDAMENTO, PERMITE INFERIR A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO DO/NO CAMPO NA CONJUNTURA ATUAL DA SOCIEDADE, CONTRIBUINDO PARA EMANCIPAÇÃO NÃO SÓ DAS ESCOLAS, MAS DA COMUNIDADE COMO UM TODO.
PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO NO CAMPO, SEMIÁRIDO, DESENVOLVIMENTO