O TRABALHO TRAZ UMA REFLEXÃO SOBRE A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NA ESCOLA E A POSSIBILIDADE ARTÍSTICA DE ENSINO, NAS AULAS DE DANÇA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL I. TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA ESCOLA MUNICIPAL VICENTE DE FRANÇA MONTE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO DO AMARANTE/RN. ELEGEU-SE PARTIR DE INVESTIGAÇÕES DO MOVIMENTO POR MEIO DA IMAGEM CORPORAL, COMO PONTO REFERENCIAL PARA A INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA. O NOSSO ESCRITO TEM POR OBJETIVOS REFLETIR SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES QUE ESSA AÇÃO INCLUSIVA E EDUCATIVA PODE TRAZER PARA O ENSINO DA DANÇA, INDICAR UMA POSSIBILIDADE DE TRABALHAR ESSE CONTEÚDO COM O CORPO EM MEIO AOS ALUNOS SURDOS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, CONSIDERANDO AS EXPERIÊNCIAS HISTÓRICAS TRAZIDAS PELOS EDUCANDOS. A ESCOLHA DO TEMA PROPOSTO FAVORECE A RESSIGNIFICAÇÃO CORPORAL POR PARTE DOS DISCENTES, BEM COMO, CONTRIBUI PARA O ENTENDIMENTO DAS RELAÇÕES INCLUSIVAS E SIMBÓLICAS QUE SE INSCREVEM HISTORICAMENTE PELO CORPO.