O USO DE JOGOS DIDÁTICOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE BIOLOGIA É UMA ALTERNATIVA DE TORNAR A ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS MAIS ATRATIVA E DINÂMICA PARA OS ESTUDANTES, FAZENDO COM QUE ELES TENHAM UM CONTATO MAIS FACILITADO E INTERATIVO COM AS TEMÁTICAS EXPLORADAS NAS AULAS EXPOSITIVAS. O OBJETIVO DESSA PESQUISA FOI AVALIAR A PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO SOBRE O JOGO “MEMÓRIA CITOLÓGICA” COMO REPRESENTANTE PRÁTICO DO JOGO DIDÁTICO COMO ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR. A PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DO PIBID/BIOLOGIA/FAEC/UECE E ENVOLVEU ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS ESTADUAIS DE CRATEÚS-CE QUE REPRESENTAM TRÊS TIPOS DE MODALIDADES, SENDO UMA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE, UMA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E OUTRA DE ENSINO REGULAR. O JOGO “MEMÓRIA CITOLÓGICA” FOI PRODUZIDO E APLICADO PELOS BOLSISTAS DO PIBID COM OS ESTUDANTES DAS ESCOLAS PARCEIRAS. APÓS A PRODUÇÃO DO JOGO, O MESMO FOI APLICADO EM UMA TURMA DE PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DE CADA ESCOLA. A COLETA DOS DADOS FOI FEITA MEDIANTE APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PARA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DOS ALUNOS SOBRE O JOGO. ESSA AÇÃO PROPORCIONOU REFLEXÕES AOS IDS ENVOLVIDOS QUANTO À IMPORTÂNCIA DESSE TIPO DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE BIOLOGIA EM SUAS FUTURAS AÇÕES COMO DOCENTES. DE UM MODO GERAL, HOUVE UMA GRANDE ACEITAÇÃO POR PARTE DOS ALUNOS ENVOLVIDOS COM A PESQUISA, QUE MANIFESTARAM MAIOR CURIOSIDADE SOBRE A TEMÁTICA DE CITOLOGIA DURANTE E APÓS A APLICAÇÃO DO JOGO.