ESTE TRABALHO REFERE-SE A UMA SÍNTESE REFLEXIVA APRESENTADA À DISCIPLINA FUNDAMENTOS DA GESTÃO EDUCACIONAL E ESCOLAR, DO CURSO DE PEDAGOGIA. TENDO COMO FINALIDADE OBSERVAR E ACOMPANHAR AS ATIVIDADES ORGANIZACIONAIS DA COMUNIDADE ESCOLAR, OS CAMINHOS E A COERÊNCIA DE APLICAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO – PPP E SEU REGIMENTO ESCOLAR NA PRÁTICA EDUCACIONAL, DO GRÊMIO ESTUDANTIL, DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO, DO CONSELHO DE CLASSE E ESCOLAR BEM COMO A DIALOGICIDADE ENTRE OS SUJEITOS. ESTE TRABALHO ENVOLVE OBSERVAÇÕES E ENTREVISTAS REALIZADAS DURANTE AS OBSERVAÇÕES, ALMEJANDO A REFLEXÃO SOBRE A RELAÇÃO ENTRE PRÁTICA E TEORIA, BEM COMO AS DIFICULDADES E DESAFIOS DURANTE ESSE PROCESSO. PARA ENRIQUECER O RELATÓRIO E SUBSIDIAR NOSSAS OBSERVAÇÕES RECORREMOS A ALGUNS AUTORES COMO PARO (2007), SANDER (2007), FERREIRA (2010) ENTRE OUTROS, ALÉM DA NOSSA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEI DE DIRETRIZES BASES. PROCUROU-SE ANALISAR E DISCUTIR A PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA PARA COMPREENDER A GESTÃO DEMOCRÁTICA PARTICIPATIVA E A IMPORTÂNCIA DO PPP NA MELHORIA DO PROCESSO EDUCATIVO. QUANTO AOS RESULTADOS OBTIDOS, PODEMOS AFIRMAR QUE ATRAVÉS DAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS, FOI POSSÍVEL PROPORCIONAR A NÓS MESMO UM MOMENTO DE REFLEXÃO E NOS ENRIQUECER DE CONHECIMENTOS NECESSÁRIOS PARA NOSSA FORMAÇÃO ENQUANTO PEDAGOGO ATRAVÉS DA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.