: O artigo em tela tem objeto de aprofundar o debate sobre a importÂncia da apreensÃo da “questÃo social” como um conceito intrinsicamente relacionado À contradiÇÃo capital X trabalho, alicerce para entender a funÇÃo da educaÇÃo na sociabilidade capitalista. A pesquisa deu-se por meio do mÉtodo crÍtico-dialÉtico e as categorias heurÍsticas: contradiÇÃo, historicidade, mediaÇÃo e totalidade e a abordagem adotada É de natureza quantitativa e qualitativa. A etapa de levantamento da revisÃo bibliogrÁfica ocorreu durante a realizaÇÃo do mestrado entre 2016 e 2018 e o aprofundamento do debate foi mediante os resultados da dissertaÇÃo. Sendo assim, em um primeiro momento a discursÃo versa sobre a questÃo social na conjuntura atual de crise do capital e financeirizaÇÃo da economia, paralelamente, busca-se problematizar sobre os fundamentos questÃo social e suas particularidades na formaÇÃo social e histÓrica no Brasil a partir da obra de Marilda Iamamoto, o segundo momento busca expor o debate da literatura francesa em torno da “nova questÃo social” e ao final existem algumas consideraÇÕes e os resultados, os quais apontam para a questÃo social como fundante no capitalismo e que na atualidade ela assume novas expressÕes, mas tem o mesmo alicerce