O ENSINO SUPERIOR PÚBLICO BRASILEIRO TEM APRESENTADO UM AVANÇO QUANTITATIVO, NO ENTANTO, PESQUISAS APONTAM DIVERSOS PROBLEMAS QUE SEGUEM JUNTO A ESSE CRESCIMENTO. DENTRE ELES, O ABANDONO DOS CURSOS. MUITAS VEZES ESSE FENÔMENO É PROVOCADO POR MOTIVOS PESSOAIS OU FALTA DE INCENTIVOS GOVERNAMENTAIS, DO MESMO MODO, UM ENSINO BÁSICO DEFICIENTE, FIGURA COMO UM DOS DILEMAS QUE DIFICULTA O ACOMPANHAMENTO DA PESADA GRADE COBRADA AOS LICENCIANDOS. O PRETEXTO DESSA PESQUISA SÃO OS CURSOS DE LICENCIATURA EM QUÍMICA QUE AINDA APRESENTAM UMA ACENTUADA EVASÃO, ATÉ ENTÃO, CONSERVANDO ALTOS ÍNDICES NESSE SENTIDO. COMO OBJETIVO ESPECÍFICO, ESSE TRABALHO BUSCA IDENTIFICAR QUAIS OS IMPASSES SOFRIDOS PELO CURSO DE LICENCIATURA EM QUÍMICA OFERTADO PELO INSTITUTO FEDERAL DA PARAÍBA- CAMPUS SOUSA; CRIADO APÓS ESTUDOS LOCAIS APONTAREM A DEFICIÊNCIA DE PROFISSIONAIS NESSA ÁREA. BUSCOU-SE IDENTIFICAR QUAIS PARTICULARIDADES APRESENTAM OS MOTIVOS QUE CAUSAM AS CONSIDERÁVEIS OSCILAÇÕES APRESENTADAS EM SEUS NÚMEROS DE MATRÍCULAS, CANCELAMENTOS E EVASÕES, COMPARANDO-OS.