ESSE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO IDENTIFICAR E DISCUTIR À APRESENTAÇÃO DO JOGO COMO FERRAMENTA IMPORTANTE PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM. O TRATAMENTO DESSA QUESTÃO É DE FUNDAMENTAL RELEVÂNCIA EM VIRTUDE DA AUSÊNCIA DE PLANEJAMENTO DEMONSTRADA PELOS PROFESSORES, QUANDO O ASSUNTO É JOGOS EDUCATIVOS ESPECIFICAMENTE, NO PRIMEIRO SEGMENTO DO ENSINO FUNDAMENTAL. ANALISA OS PROBLEMAS RESULTANTES DA INCLUSÃO DESSE MATERIAL PEDAGÓGICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA. APOIANDO-SE NA PESQUISA, FOI DESENVOLVIDA UMA FUNDAMENTAÇÃO EM TORNO DA IMPORTÂNCIA E DO SIGNIFICADO DA INTRODUÇÃO DESSA METODOLOGIA. O TRABALHO TEM RELAÇÃO DIRETA COM A MATEMÁTICA NA SALA DE AULA, E COM OS JOGOS, PODENDO SER FACILMENTE INCLUÍDO EM OUTRAS MATÉRIAS COM INTENÇÕES DE APRENDIZAGEM. SÃO APRESENTADOS OS RESULTADOS DE UMA PESQUISA FEITA ATRAVÉS DE ENTREVISTA SEMI-ESTRUTURADA COM PROFESSORES DA CIDADE DE JUPI-PERNAMBUCO, ATUANTES NA REDE PÚBLICA DE ENSINO, E COM EXPERIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL, SOBRE AS CONSIDERAÇÕES DESSES PROFESSORES ACERCA DO USO DESSE RECURSO NAS AULAS, BEM COMO SUAS DIFICULDADES E IMPLICAÇÕES NA APRENDIZAGEM. OS DADOS FORAM ANALISADOS DE FORMA QUALITATIVA, EM SE TRATANDO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO. PARA OS PARTICIPANTES OS JOGOS EDUCATIVOS SÃO UM INSTRUMENTO MUITO PROVEITOSO NAS AULAS, FACILITANDO A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA, NO ENTANTO, MOSTRAM QUE EXISTEM LIMITAÇÕES PARA ESTE USO, UMA VEZ QUE, FALTA TEMPO NECESSÁRIO PARA CONFECCIONAR, ALÉM DA INEXISTÊNCIA DO MATERIAL, TRANSTORNOS DA APLICAÇÃO, QUE NÃO DESQUALIFICA A APRENDIZAGEM. EDUCAR NÃO COMPREENDE A SIMPLES TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO, OS PROFISSIONAIS DEVEM ESTAR DISPOSTOS A LEVAR O ALUNO A SER PROTAGONISTA, OPORTUNIZANDO AVANÇOS E MELHORES CONDIÇÕES PARA DESENVOLVER SEU TRABALHO.