O PROCESSO DE MONITORIA TEM SIDO AMPLIADO NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES), ISSO PORQUE O PROGRAMA FORNECE UM APROFUNDAMENTO INTELECTUAL E MAIS ESPECÍFICO SOBRE DETERMINADO ASSUNTO E TAMBÉM PERMEIA FUNDAMENTOS DOCENTES PRINCIPALMENTE PARA OS CURSOS DE LICENCIATURA, HAJA VISTA QUE A PRÁTICA DE MONITORIA SE ASSEMELHA A ATIVIDADE DOCENTE, NO TOCANTE A PERPETUAÇÃO E DO COMPARTILHAMENTO DE SABERES, NESSE SENTIDO O MONITOR É ESTIMULADO A ENCONTRAR MEIOS DE VENCER OS DESAFIOS PROPOSTOS EM ORIENTAR OUTROS ESTUDANTES. COM ISSO, PODEMOS DIZER QUE A MONITORIA TRAZ DIVERSOS BENEFÍCIOS PARA O PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO EM FORMAÇÃO, FOMENTANDO A PERSONALIDADE PROFISSIONAL DO GRADUANDO, OFERTANDO SUBSÍDIOS QUANTO AO CAMPO DE ATUAÇÃO. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO SE TRATA DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE VISA EXTERNAR AS AÇÕES REALIZADAS DURANTE O PROCESSO DE MONITORIA NA DISCIPLINA DE FUNDAMENTOS DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS), QUE OCORREU NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2019, COM A TURMA DO CURSO DE PEDAGOGIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO.