Resumo O presente artigo partiu das observações realizadas no estagio supervisionado II- ensino fundamental realizado no Centro Educativo “Nossa Senhora das Graças”, onde podemos observar durante três meses a realidade da escola e das crianças que estudam nesta instituição. Diante das observações, quando realizamos as regências optamos em escolher um tema voltado ao que podemos presenciar em salas de aula, assim escolhemos como tema para trabalhar com as crianças Diversidade Cultural e para melhor expor o assunto aos alunos utilizamos a temática: “Somos todos iguais ou diferentes?”, tendo como foco as diferenças culturais- étnicas, sociais, culturais entre outras– que se manifestam em todas as suas cores, sons, ritos, saberes, crenças e outros modos de expressão. A cultura escolar dominante em nossas instituições educativas, construída fundamentalmente a partir da matriz político social e epistemológica da modernidade, prioriza o comum, o uniforme, o homogêneo, considerados como elementos constitutivos do universal. Neste sentido, as diferenças são ignoradas ou consideradas um “problema” a resolver, processos identitários no que diz respeito às relações étnico-raciais. Tendo presente esta problemática, temos por objetivo analisar diferentes concepções de diferenças presentes nas práticas pedagógicas em sala de aula, assim como, identificar aspectos que permitam oferecer aos educadores e educadoras contribuições para trabalhar este tema no cotidiano escolar, defendendo a posição de que as diferenças são características essenciais às práticas educativas e atualmente é cada vez mais urgente reconhecê-las e valorizá-las na dinâmica das escolas.