ESTE ARTIGO TRAZ PARA A REFLEXÃO OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTAGIÁRIOS NAS PRÁTICAS DO ENSINAR HISTÓRIA, PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NO ENSINO FUNDAMENTAL/ANOS FINAIS. TEMOS COMO OBJETIVO APRESENTAR E DISCUTIR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES DO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM PARA A EDUCAÇÃO INCLUSIVA. DISCORREREMOS SOBRE IMPORTANTES REFLEXÕES CONCERNENTES NO ESPAÇO E ENSINO DA ESCOLA INCLUSIVA, DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE INCLUSÃO SOCIAL NAS GARANTIAS JURÍDICAS DA LEI BRASILEIRA DE INCLUSÃO, DA CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA, DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAL, NA LEI DE DIRETRIZES E BASE DA EDUCAÇÃO NACIONAL. A PARTIR DA LEITURA DA LEGISLAÇÃO BUSCAMOS TRAÇAR A TRAJETÓRIA DO ENSINO ATUAL DE HISTÓRIA DIRECIONADO AO PÚBLICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, TENDO EM VISTA QUE É CRESCENTE A INSERÇÃO DO MESMO NO ENSINO ESCOLAR REGULAR. APRESENTAREMOS TAMBÉM OS POSSÍVEIS MÉTODOS PEDAGÓGICAS PARA ENSINAR HISTÓRIA, OS QUAIS, POSSAM CONTRIBUIR PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES INTELECTUAIS E COGNITIVAS NOS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA.