O PRESENTE ARTIGO TEVE POR OBJETIVO REALIZAR UM LEVANTAMENTO ACERCA DO QUE JÁ FOI PRODUZIDO SOBRE A TEMÁTICA “ENSINO DE MATEMÁTICA NA ESCOLA NORMAL”, VISANDO COMPREENDER O QUE JÁ SE TEM PRODUZIDO NA ÁREA, E DESFRUTAR DESSES CONHECIMENTOS DE MODO QUE SEJAM ÚTEIS PARA A REALIZAÇÃO DESSE ESTUDO. TEM O INTUITO DE COMPREENDER AS EVOLUÇÕES DESSAS PESQUISAS DE MODO A IDENTIFICAR AS LACUNAS EXISTENTES NESTE CAMPO TEÓRICO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DO TIPO ESTADO DO CONHECIMENTO CUJA SUA FINALIDADE É DE LEVANTAR DADOS SOBRE O CONHECIMENTO PRODUZIDO A RESPEITO DE UM TEMA, POR MEIO DO MAPEAMENTO SOBRE O QUE OUTROS PESQUISADORES JÁ PUBLICARAM, PARA ISSO TOMOU-SE COMO BASE TÍTULOS, PALAVRAS-CHAVE, OBJETIVOS, METODOLOGIAS. A SELEÇÃO DOS TRABALHOS FOI REALIZADA NO CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). OS RESUMOS FORAM ANALISADOS UTILIZANDO-SE DOS ESTUDOS DE RHEINHEIMER (2018), SANTOS (2018), MUNIZ (2018), SILVEIRA (2013), PARRÉ (2013), SOUSA (2015), PEZIM (2015), ASSIS (2016), SALVADOR (2017), BONFADA (2017), BRITO (2017). A PARTIR DESSES TRABALHOS PERCEBEU-SE SE TRATAR DE UM ESTUDO RECENTE, COM POUCAS PRODUÇÕES NA ÁREA E QUE AINDA TEM MUITO A SER EXPLORADO.