ORIGAMI COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61842 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4466 "inscrito_id" => 9942 "titulo" => "ORIGAMI COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA-SE COMO FRUTO DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DESENVOLVIDA A PARTIR DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA AO TOMAR COMO PROPOSTA CONTEXTUAL A ABORDAGEM DE ENSINO FUNDAMENTADA PELA METODOLOGIA ATIVA. NESSE SENTIDO, TEM-SE COMO OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DIDÁTICO PROPOSTA A PARTIR DO USO DE ORIGAMI ENQUANTO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. O DELINEAMENTO DA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO SENDO DO TIPO QUALI-QUANTITATIVA, DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DO ESTUDO DE CASO. NESTE SENTIDO, FORMA ANALISADOS OS PROCEDIMENTOS DIDÁTICO E PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DA AULA, ASSIM COMO O TEMPO DE EXECUÇÃO, O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES E AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A SIGNIFICÂNCIA DO ORIGAMI ENQUANTO ESTRATÉGIA QUE FAVORECE A O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE FORMA MAIS LÚDICA. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS SÃO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, POR APROXIMAREM DE FORMA SIMPLES E INTERATIVA O CONTEÚDO DO ALUNO, AGREGANDO DESSA FORMA AO ENSINO UMA CARGA SENTIMENTAL E MOTORA, O QUE FACILITA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, ALÉM DE AGREGAR AS DIVERSAS ÁREAS DE ENSINO INTERDISCIPLINARMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ORIGAMI, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9942_26092019173016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS PEREIRA SANTANA" "autor_nome_curto" => "MATEUS SANTANA" "autor_email" => "mateuspereirasantana@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61842 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4466 "inscrito_id" => 9942 "titulo" => "ORIGAMI COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS: EXPERIÊNCIA NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA URCA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO APRESENTA-SE COMO FRUTO DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA DESENVOLVIDA A PARTIR DA DISCIPLINA DE INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA AO TOMAR COMO PROPOSTA CONTEXTUAL A ABORDAGEM DE ENSINO FUNDAMENTADA PELA METODOLOGIA ATIVA. NESSE SENTIDO, TEM-SE COMO OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DIDÁTICO PROPOSTA A PARTIR DO USO DE ORIGAMI ENQUANTO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. O DELINEAMENTO DA PESQUISA CARACTERIZA-SE COMO SENDO DO TIPO QUALI-QUANTITATIVA, DESCRITIVA, EXPLORATÓRIA FUNDAMENTADA NOS PRINCÍPIOS DO ESTUDO DE CASO. NESTE SENTIDO, FORMA ANALISADOS OS PROCEDIMENTOS DIDÁTICO E PEDAGÓGICOS UTILIZADOS NO DESENVOLVIMENTO DA AULA, ASSIM COMO O TEMPO DE EXECUÇÃO, O ENVOLVIMENTO DOS ESTUDANTES E AS POSSIBILIDADES DE CONTRIBUIÇÃO DA ESTRATÉGIA METODOLÓGICA UTILIZADA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS. OS RESULTADOS APONTAM PARA A SIGNIFICÂNCIA DO ORIGAMI ENQUANTO ESTRATÉGIA QUE FAVORECE A O ENSINO E A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES DE FORMA MAIS LÚDICA. PORTANTO, CONCLUI-SE QUE AS ATIVIDADES LÚDICAS SÃO INSTRUMENTOS DIDÁTICOS DE GRANDE IMPORTÂNCIA NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, POR APROXIMAREM DE FORMA SIMPLES E INTERATIVA O CONTEÚDO DO ALUNO, AGREGANDO DESSA FORMA AO ENSINO UMA CARGA SENTIMENTAL E MOTORA, O QUE FACILITA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CONHECIMENTOS, ALÉM DE AGREGAR AS DIVERSAS ÁREAS DE ENSINO INTERDISCIPLINARMENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "ORIGAMI, ATIVIDADE LÚDICA, ENSINO DE CIÊNCIAS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID9942_26092019173016.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:43" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS PEREIRA SANTANA" "autor_nome_curto" => "MATEUS SANTANA" "autor_email" => "mateuspereirasantana@hotm" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }