O comportamento individualista do homem tem provocado sérios impactos ao meio ambiente, ameaçando a qualidade de vida no planeta, e a educação é o principio de uma transformação positiva para a sociedade, é por meio dela que os sujeitos podem compreender e aprender a se relacionar de maneira significativa com o meio ambiente. Os problemas ambientais não devem ser tratados apenas como questões ecológicas, mas sim vinculadas às questões sociais, políticas, econômicas, éticas e educacionais. Este trabalho tem como objetivo investigar através de uma ampla revisão bibliográfica a abordagem ambiental nos cursos de formação de professores no Brasil, procurando compreender e esclarecer todo o processo histórico da profissão docente até os dias atuais. Os resultados apontam uma carência na formação ambiental dos professores, tendo em vista que muitos cursos não seguem a lei 9795/99 da política nacional de educação ambiental, possuindo uma formação ambiental de maneira fragmentada e insuficiente para atuar na educação básica. A pesquisa está em andamento e os dados parciais obtidos indicam que a educação ambiental ainda precisa de muita atenção de toda a comunidade cientifica, para assim haver a promoção de um desenvolvimento sustentável a partir da educação.