Atualmente presenciamos uma época em que os livros didáticos estão, ao menos, tentando configurar uma nova realidade no ensino da Língua Portuguesa, na busca em construir uma política linguística, que combata ao preconceito linguístico. Diante dessa realidade, esse trabalho surge da preocupação em averiguar a existência da variação linguística nos livros didáticos adotados pelo PNLD. Nosso corpus de estudo é constituído pelo livro didático do ensino médio, da Língua Portuguesa “Português: contexto, interlocução e sentido” das autoras Abaurre, Abaurre e Pontara (2010). Para a confecção deste trabalho nos embasamos teoricamente em Alkimin (2001), Bagno (2007), Mussalim & Bentes (2001), entre outros. De acordo com os resultados obtidos com as análises, pudemos concluir que o livro didático analisado, realiza um trabalho excelente no ensino de Língua Portuguesa, uma vez que apresenta um estudo eficaz a respeito das variações linguísticas, além de desenvolver uma temática no combate ao preconceito linguístico.