RESUMO: O PRESENTE TRABALHO TEVE COMO FOCO ANALISAR OS FATORES QUE INTERFEREM NA FORMAÇÃO DE PRINCÍPIOS ÉTICOS E MORAIS EM ESCOLA PÚBLICA DE CAMPINA GRANDE-PB, BEM COMO RECONHECER O PAPEL DA ESCOLA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO; AVERIGUAR SE A ESCOLA TRABALHA À FORMAÇÃO DE PRINCÍPIOS ÉTICOS E MORAIS AOS ALUNOS; MINIMIZAR AS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM DOS DISCENTES ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS NO AMBIENTE ESCOLAR VOLTADOS AOS VALORES E SABERES ESCOLARES E INTERPRETAR A MANEIRA COMO OS PROFESSORES DE UMA ESCOLA PÚBLICA TRABALHAM A CIDADANIA COM OS ALUNOS. A METODOLOGIA DESTA PESQUISA FOI DE ENFOQUE QUALITATIVO DE NÍVEL DESCRITIVO, A ABORDAGEM CENTRA-SE NO PROCEDIMENTO DE PESQUISA-AÇÃO. PARTICIPARAM DESTA PESQUISA GESTORES ESCOLARES, PROFESSORES, FUNCIONÁRIOS DA EQUIPE PEDAGÓGICA ENVOLVENDO PSICÓLOGO EDUCACIONAL E ASSISTENTE SOCIAL, FUNCIONÁRIOS ENVOLVENDO SECRETÁRIA, MERENDEIRA, AUXILIAR DE SERVIÇOS GERAIS E VIGILANTE, PAIS DOS ALUNOS E ALUNOS. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DE QUESTIONÁRIOS COM QUESTÕES ABERTAS E QUESTÕES DE MÚLTIPLAS ESCOLHAS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE A CONSTRUÇÃO E VALORES NA ESCOLA REQUEREM QUE SE CONSIDERE A INTERCONECTIVIDADE DE TODOS OS FENÔMENOS NO CONTEXTO ESCOLAR.