A CRIANÇA É UM SUJEITO HISTÓRICO E DE DIREITOS, MAS PERCEBE-SE QUE AINDA NÃO HOUVE UM TRABALHO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADO PARA APRIMORAR E CONSTRUIR ALICERCES CONCRETOS NA EDUCAÇÃO DO ALUNO DESDE CEDO, A FIM DE QUE ESTA POSSA COMPREENDER VALORES, PRINCÍPIOS ÉTICOS, ESTÉTICOS E POLÍTICOS, SOBREPONDO-SE A EDUCAÇÃO MECÂNICA E ÀS AMARRAS QUE VÊM ESTABELECIDAS NO CURRÍCULO PELA HIERARQUIA DA POLÍTICA EDUCACIONAL. ESTA PESQUISA OBJETIVOU INVESTIGAR COMO OS CONHECIMENTOS (SABERES) ESTUDADOS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DETERMINAM A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DAS CRIANÇAS. A PESQUISA DE CAMPO FOI REALIZADA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE ESTADUAL DE ENSINO DE PARINTINS, AM, CUJOS SUJEITOS FORAM ESTUDANTES EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DAS TURMAS DE 1º E 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I NO PERÍODO DE 2018/2 E 2019/1 COM UMA PROFESSORA VINCULADA A EDUCAÇÃO DE CRIANÇAS. A COLETA DE DADOS DA PESQUISA FOI REALIZADA POR MEIO DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE E OFICINA DIAGNÓSTICA REALIZADA COM OS ALUNOS. CONCLUI-SE, QUE A ESCOLA PÚBLICA ADOTOU UMA CONCEPÇÃO INDIVIDUAL E EUROCÊNTRICA DE TRATAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS PARA A FORMAÇÃO DO ALUNO, ESQUECENDO-SE DESTE COMO SUJEITO HISTÓRICO E DE DIREITOS A UMA EDUCAÇÃO SIGNIFICATIVA E DE QUALIDADE, QUE O PERMITA CRITICIDADE NOS PROCESSOS SOCIAIS E NA CONSTRUÇÃO DE SUA IDENTIDADE PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA. OS DADOS COLETADOS PARA A PESQUISA EVIDENCIARAM AS DIFICULDADES DAS CRIANÇAS EM SEU PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO.