O ENSINO DE CIÊNCIA VEM ENFRENTANDO CADA VEZ MAIS DIFICULDADES NO QUE SE DIZ RESPEITO ÀS SUAS METODOLOGIAS. POR POSSUÍREM CONTEÚDOS, MUITAS VEZES, ABSTRATOS E INTANGÍVEIS, NÃO SE ESTABELECE UMA ABORDAGEM EFICAZ, E PROCESSO DE APRENDIZAGEM É DIFICULTADO À MEDIDA QUE O ALUNO NÃO SE RELACIONA DE FORMA CLARA COM OS SABERES. UMA POSSIBILIDADE DE INOVAÇÃO METODOLÓGICA É A UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL COMO MECANISMO FACILITADOR NO ENSINO DE CIÊNCIAS. DIANTE DISTO, ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL RELATAR EXPERIÊNCIAS DA UTILIZAÇÃO DA REALIDADE VIRTUAL NO ENSINO DE CIÊNCIAS QUE SE PROPÔS A TRABALHAR SABERES DO ENSINO DE FORMA DINÂMICA E INOVADORA MEDIANTE A PRÁTICA IMERSIVA PROMOVIDA PELA RV. O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE PRÁTICAS REALIZADAS NO ESTÁGIO DE ENSINO DE BIOLOGIA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UFPE-CAV. REALIZADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO EM TURMAS DE PRIMEIRO ANO. AS PRÁTICAS FORAM REALIZADAS NO CONTEXTO DE 3 CONTEÚDOS BASE, QUE FORAM: BIOLOGIA CELULAR, ANATOMIA E FONTES DE ENERGIA. FOI UTILIZADO ÓCULOS DE RV JUNTO A VÍDEOS EM 360° QUE FORAM APLICADOS AO FINAL DA EXPLANAÇÃO TEÓRICA DOS CONTEÚDOS. EM TODAS AS TURMAS AS GRANDES MAIORIAS DOS ALUNOS SE DISPUSERAM A PARTICIPAR DA PRÁTICA. CONCLUI-SE QUE A RV AJUDOU NO ENTENDIMENTO E NO ENGAJAMENTO DOS ALUNOS À MEDIDA QUE PROPORCIONOU UMA IMERSÃO E EXPERIÊNCIA METODOLÓGICA EFETIVA.